Connect with us

Analisar

UNASP investe em tecnologias avançadas para ampliar conectividade e imersão no ensino híbrido

iasp

Tradicional instituição de ensino superior, fundada em 1915, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) oferece hoje mais de 50 opções de cursos de graduação, somando as modalidades presencial e a distância. Em seus três campi localizados na capital paulista e em duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP) – Hortolândia e Engenheiro Coelho, onde também fica a reitoria –, a instituição atende atualmente a 22 mil alunos, com cerca de 1.000 professores (em sua maioria mestres e doutores) e 2.400 funcionários.

Para manter seu alto nível de excelência junto ao Ministério da Educação (MEC), que lhe atribuiu nota máxima (5) no indicador Conceito Institucional, a instituição de ensino investe em pesquisas científicas, o que permite ao aluno reproduzir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e colocá-los em prática por meio de projetos de extensão. Faz parte dessa filosofia a implementação de tecnologias avançadas capazes de favorecer o aprendizado e a partilha de conhecimento, sobretudo em tempos de ensino híbrido, quando as modalidades presencial e a distância (EAD) precisam ocorrer de forma integrada.

Anuncio

Desde o segundo semestre de 2022, a gestão do UNASP tem investido em novas soluções para garantir o melhor resultado possível em conectividade e imersão para seus alunos, visando garantir o mesmo nível de interação e aprendizado para todos – dos que frequentam presencialmente o Centro Universitário aos que assistem às aulas de forma remota. Foi com esse objetivo que a instituição firmou parceria com a Seal Education, braço da Seal Sistemas focado em soluções de ponta a ponta para acelerar a transformação digital da educação.

“Temos implementado e colocado no radar diversas tecnologias que facilitam a rotina do nosso ecossistema universitário e elevam a experiência de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Tem sido fundamental nesse sentido a consultoria da Seal Education, a quem nos referimos não como um fornecedor, mas sim como um parceiro estratégico que apoia a nossa transformação digital”, diz Jonathas Saura Menegatto, CIO do UNASP.

Advertisement

Datacenter e Wi-Fi de alta capacidade

O primeiro grande projeto, realizado em outubro passado, envolveu a implementação de uma infraestrutura robusta de datacenter da Lenovo, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Com um equipamento on premise, alocado nas instalações do UNASP, o projeto centralizou o processamento de dados na reitoria, com disponibilidade 24/7, além de agregar segurança e garantia de performance para todos os usuários, especialmente os estudantes. Além dessa implementação em si, a equipe da Seal Education também apoia a instituição de ensino com serviços de manutenção e sustentação.

Após a aplicação bem-sucedida do datacenter, a parceria entre UNASP e Seal Education rendeu novos projetos. Um deles foi a implementação de uma estrutura de rede sem fio de alta capacidade, desenvolvida pela Extreme Networks, que tem como um dos seus principais parceiros no Brasil a Seal Sistemas – considerada a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no mercado nacional.

Pesou na decisão de instalar uma nova rede Wi-Fi corporativa e educacional, abrangendo a reitoria e os três campi do UNASP, a proximidade e o grande envolvimento dos engenheiros da Seal Education, todos certificados pela Extreme Networks. No caso do centro universitário, que possui instalações de grande porte, o maior desafio relacionado à internet sem fio é configurar corretamente a densidade do sinal – levando em consideração aspectos como o material usado na edificação das paredes e a espessura dos vidros de portas e janelas, por exemplo.

“Esses fatores são importantes, pois era preciso garantir que o acesso à internet fosse de boa qualidade e seguro todos os dias, independentemente dos eventos simultâneos nos campi que poderiam afetar a qualidade da conexão, especialmente para os alunos que residem nas nossas instalações”, afirma Menegatto, do UNASP. A unidade de Engenheiro Coelho, por exemplo, recebe aos sábados, dois cultos religiosos com uma média de 2.600 pessoas cada. Já nos campi de São Paulo e Hortolândia, cada culto aos fins de semana tem um quórum médio de 1.500 pessoas.

Advertisement

Mesmo com todos esses desafios, o trabalho consultivo dos engenheiros da Seal Education atendeu a todas as necessidades do UNASP e reduziu a zero as chances de falhas na conectividade. O resultado foi uma infraestrutura de internet sem fio de alta capacidade e blindada contra qualquer impacto à rede e à segurança em razão de eventos paralelos.

Impulso ao ensino híbrido

Outras iniciativas oriundas da parceria estratégica entre UNASP e Seal Education, envolvem diferentes tecnologias avançadas dedicadas ao ensino. Uma delas inclui a implementação prevista de 100 telas interativas da BenQ até o fim de 2023. São equipamentos visuais que apoiam o ensino durante e após a aula física ou virtual, pois os professores podem compartilhar o conteúdo das telas de forma instantânea.

Dessa forma, é possível diminuir muito o tempo gasto pelos estudantes com chamadas voltadas apenas a esclarecer dúvidas – as quais ocupam, em média, até 15 aulas por ano, segundo o UNASP. O resultado, portanto, inclui ganho de tempo e performance para o aluno e maior produtividade para o professor e a instituição.

O centro universitário também vislumbra tecnologias telepresenciais, com quatro câmeras de transmissão da Polycom já adquiridas junto à Seal Education para aprimorar a exibição ao vivo de aulas em cursos de mestrado. Com resolução 4K, a tecnologia amplia a qualidade do enquadramento no professor e é compatível com as plataformas Zoom e Teams. Além disso, foi instalada uma tela de LED no MAB (Museu de Arqueologia Bíblica), uma construção viabilizada totalmente com recursos de doação, e que será inaugurada no campus de Engenheiro Coelho.

Advertisement

“O UNASP tem sido um importante laboratório de inovações voltadas a ampliar a qualidade e o alcance do ensino com o apoio de tecnologias cada vez mais acessíveis. Para nós, é uma satisfação muito grande apoiar a digitalização de uma instituição tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão ligada às novas tendências que ajudam a democratizar a educação e hoje permitem levar ensino de qualidade para milhares de alunos, independentemente onde estejam fisicamente”, diz Emerson Felipe, Diretor Comercial da Seal Education.

Sobre a Seal Sistemas

Com 35 anos de atuação no mercado, a Seal Sistemas é a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no Brasil. A companhia constrói uma relação de confiança entre o usuário final e mais de 2.000 empresas que integram a sua carteira de clientes, por meio de um portfólio completo de soluções de mobilidade e automação, além de serviços de ponta a ponta que contemplam desde o planejamento até a sustentação de projetos.

Frente à missão de apoiar a transformação digital de empresas de todos os portes, a Seal Sistemas amplia o acesso do mercado brasileiro às mais novas tendências globais de consumo e automação de negócios. Sua ampla gama de soluções e serviços materializa a aplicação de conceitos tecnológicos – como Cloud Computing, Big Data, Internet of Things e Machine Learning – em segmentos estratégicos como varejo, logística, indústria, saúde e educação.

A trajetória de sucesso da Seal Sistemas é marcada por um crescimento contínuo e uma evolução no seu direcionamento estratégico, desde a sua fundação como revendedora em 1988 até o seu atual posicionamento como integradora de tecnologias. Faz parte dessa história a oferta de dispositivos e aplicações avançadas como ESL (etiquetas eletrônicas de prateleira), voice picking (coletores de dados por comando de voz), o middleware Kairos Warehouse e o software para automação de chão de lojas Kairos Store. Também integra seu portfólio soluções em computação móvel e captura automática de dados, como impressoras e leitores de código de barras, e em infraestrutura para redes sem fio locais e metropolitanas.

Advertisement

Para mais informações, acesse seal.com.br

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Analisar

Hortolândia fará testes rápidos e dará palestras gratuitas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

campanha Fique Sabendo

A população precisa ter cuidado com as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), quesão doenças transmitidas por meio de contato sexual sem proteção. Nesse caso, se a pessoa for infectada, é importante que ela faça o diagnóstico e o tratamento da doença o quanto antes.

As ISTs podem provocar complicações graves que podem levar o paciente a óbito. Para sensibilizar e orientar o público sobre essas doenças, a Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha Fique Sabendo. 

Anuncio

O CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha com ações em parceria com a iniciativa privada, nesta semana.

A equipe do órgão aplicou 87 testes rápidos para detecção de ISTs em funcionários de uma empresa de engenharia da cidade, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/11). 

Advertisement

Palestras

A primeira palestra sobre o tema será na casa localizada no Parque Orestes Ôngaro, na segunda-feira (04/12). A segunda palestra será na casa no Remanso Campineiro, na terça-feira (05/12).

Quem quiser receber essas palestras, pode entrar em contato para agendar a atividade com o órgão pelo telefone (19) 3897-3653 ou pelo WhatsApp do órgão, cujo número é (19) 99886-4174, e que recebe somente mensagens de texto. 

O CEI também inicia parcerias com outros órgãos municipais. A partir da segunda-feira (04/12), o órgão irá disponibilizar material informativo sobre ISTs para a população nos quatro CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), órgãos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, existentes no município.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Analisar

Reforma Tributária é aprovada pelo Senado | Entenda mais detalhes sobre o tema

dinheiro

A reforma tributária foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (8), com 53 votos favoráveis e 24 contrários e nenhuma abstenção. Agora, ela segue para a Câmara dos Deputados. A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país.

O texto prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). A proposta também prevê isenção de produtos da cesta básica e uma série de outras medidas.

Anuncio

Ao todo, o texto recebeu cerca de 830 emendas durante a discussão no Senado. Parte das sugestões de mudanças propostas no Plenário foram acatadas. Durante a votação em segundo turno, senadores rejeitaram destaques apresentados por senadores da oposição para limitar a soma das alíquotas dos tributos. Uma das emendas previa o teto de 20%; outra estabelecia um limite de 25%.

Um acordo garantiu a aprovação de uma emenda que prevê a criação de um fundo de desenvolvimento para os estados da Região Norte. O fundo será criado por lei complementar.

Advertisement

Fonte: Agência Senado

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Analisar

Toyota Yaris Cross: o novo SUV híbrido-flex que deve chegar ao mercado brasileiro em 2024

Yaris Cross

A Toyota está pronta para produzir o Yaris Cross em Sorocaba (SP), marcando a estreia da plataforma DNGA no Brasil.

Este SUV compacto será uma versão simplificada da TNGA, mas já preparada para eletrificação, prometendo concorrer com modelos como o Caoa Chery Tiggo 5X Pro.

Anuncio

Além disso, detalhes empolgantes sobre o sistema de som e central multimídia foram revelados, incluindo a presença do sistema de alta-fidelidade da Pionnner.

Mais sobre o Yaris Cross

Experimente a confiança de enfrentar a agitação da cidade com o compacto Yaris Cross. Sua tecnologia híbrida, interior espaçoso e versátil são projetados para mantê-lo em movimento, sem deixar nada para trás.

Advertisement

Com o sistema híbrido de autocarregamento, este membro da família Yaris oferece desempenho imbatível e eficiência líder na sua classe, proporcionando controle absoluto em todas as superfícies.

Yaris Cross

Além disso, o Toyota Smart Connect, com o novo ecrã multimédia de 9″ e sistema TAS600, oferece acesso ao trânsito em tempo real, informações cruciais da viagem, e integração sem fios com smartphones através de tecnologias como Apple CarPlay ™ e Android Auto ™, proporcionando conforto e controle ao alcance das suas mãos.

Com dimensões compatíveis com modelos como Hyundai Creta e Honda HR-V, o Yaris Cross promete ser um concorrente de peso no mercado brasileiro, com uma versão híbrido-flex esperada para ser lançada no segundo semestre de 2024

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade3 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade3 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região1 dia ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil1 dia ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 dia ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil2 dias ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade2 dias ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Advertisement
cinema

Populares