Connect with us

Eventos

Exposições permanentes contam história de Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Centro Memória

Fotos e documentos antigos mostram a cidade, ontem e hoje

Centro-Memória

Anuncio


A história de Hortolândia contada por quem faz parte dela. É isto o que o visitante encontra nas exposições permanentes do Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Júnior”. O espaço cultural, localizado na antiga Estação Ferroviária Jacuba, será inaugurado pelo prefeito Antonio Meira neste domingo (28/09), às 9h30.

O local, Administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, oferece ao visitante cinco acervos que guardam fotografias, mapas, documentos e material audiovisual e podem ser consultados, gratuitamente, o ano todo. Além dos memorais dos poderes Executivo e Legislativo municipais e de famílias, há um banco de dados sobre o patrono do espaço e a Estação Jacuba.

O Centro de Memórias está localizado na Rua Rosa Maestrello, nº 02, Vila São Francisco de Assis, centro. Funcionará de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Advertisement

Memorial Jacuba

No Memorial Estação Jacuba, os visitantes encontrarão reprodução de peças utilizadas na estação e no trabalho exercido na ferrovia em geral, além de um manequim vestido com o uniforme utilizado por trabalhadores da Estação. O local também possui fotos, mapas e outros documentos da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e de sua sucessora, a Fepasa, e da Estação Ferroviária Jacuba, sede do Centro de Memória, tombada como patrimônio cultural de Hortolândia.

Memorial do patrono

O Memorial “Professor Leovigildo Duarte Júnior” homenageia o patrono e idealizador do Centro de Memória. No local, estão o púlpito e o currículo do professor. Leovigildo se destacou devido à sua militância nas áreas de educação e cultura e pela melhoria dos serviços públicos como um todo. Foi membro do antigo CEPS (Centro de Estudos Políticos e Sociais de Sumaré), presidente-fundador do IEPES (Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais de Sumaré) e membro-fundador da Associação Pró-Memória de Sumaré, em 2004.

Advertisement

Também atuou como militante do movimento Pró Emancipação de Hortolândia. Suas pesquisas resultaram em coleções hemerotecárias (seleção de periódicos antigos e recentes) sobre o processo de eleição e emancipação de Hortolândia, de 1990 a 1993. Além do memorial dedicado à Leovigildo, na Biblioteca Técnica do Centro de Memória estão coleções de livros pessoais do professor e publicações dele.

Memoriais do Executivo e Legislativo

Nos memoriais dedicados aos poderes Executivo e Legislativo de Hortolândia, o público poderá conhecer a história política da cidade. O espaço conta com fotos, depoimentos e datas dos mandatos exercidos pelos quatro representantes do Executivo desde a emancipação da cidade, incluindo o atual prefeito, Antonio Meira.

Com relação ao Legislativo, existem no memorial os nomes dos vereadores e legislaturas da câmara desde a época em que Hortolândia era distrito de Sumaré. Futuramente, o espaço vai contar também com totens onde o visitante poderá acessar as legislaturas em formato digital de toda a história do município.

Advertisement

Memorial de Famílias

As famílias que fazem parte da cidade também recebem sua homenagem. Em espaço intitulado como “Memorial de Famílias”, o Centro de Memória disponibiliza fotos, depoimentos e objetos pertencentes a antigos moradores do município. Ao todo, mais de 30 famílias tradicionais deixam sua marca no local. Entre elas, estão fotos de Nelson Alexandre, vereador, natural do distrito de Jacuba, que deu início à publicação de textos sobre as famílias de Hortolândia.

Outras fotos de famílias pertencem a Luiz de Paula, vereador que nasceu em Campinas, mas sempre viveu em Hortolândia; Eugênio Cancian, natural da Itália, colonizador e ferroviário da antiga Cia Paulista de Estradas de Ferro; José Bueno da Silva, nascido no Rio Grande do Sul; e as famílias Rohwedder e Gomes, e Bueno da Silva, que presenciaram a colonização da cidade, desde as sesmarias.

No Laboratório Oral/Vídeo-História, o visitante poderá deixar seu depoimento sobre a história da cidade em um equipamento audiovisual. Também poderá assistir às entrevistas realizadas com moradores com mais de 70 anos de idade, que presenciaram muitas transformações em Hortolândia.

Advertisement

De acordo com o coordenador do Centro de Memória, Paulo Eduardo Germano, a sala do Memorial de Famílias será sempre um espaço em construção, pois receberá doações de artigos históricos e depoimentos dos moradores. “A população de Hortolândia é formada por migrantes e essa é uma oportunidade de todos conhecerem a história da Estação Jacuba e do município. Quem vier de outras cidades, de toda a região, também vai poder conhecer a história da cidade”, destaca.

Outras atrações tradicionais e interativas no Centro de Memória são o documentário com depoimento de Leovigildo Duarte Júnior, disponível na recepção do espaço e o Laboratório Cartográfico e Fotográfico Digital, onde o visitante encontrará mapas com características da cidade e fotos do “Antes e Depois” da Estação Jacuba.

Segundo Paulo Eduardo Germano, as exposições têm objetivo educativo. “São atrações para estudantes de todos os níveis e a comunidade, em geral”, completa.

De acordo com a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, o visitante encontrará, no Centro de Memória, exposições que buscam revelar Hortolândia e sua população, por meio da história da própria Estação Jacuba. “Isso será possível graças à seleção de periódicos antigos e recentes, relatos de histórias de vida e objetos biográficos pertencentes a comunidades locais. Além disso, o espaço possui dados e informações institucionais, que identificam os sucessivos gestores e legisladores de nossa cidade”, explica. “Todo o conteúdo foi escolhido com o objetivo de levar ao público um conjunto de informações documentadas, que fomentem a geração de conhecimento sobre diversos momentos históricos do nosso município”, destaca Patrícia.

Advertisement

Biblioteca Técnica

O Centro conta também com uma Biblioteca Técnica e de Referência, onde estarão disponíveis publicações sobre a cidade para a consulta no local, como obras raras e especializadas em história local e regional, memória ferroviária, história oral, patrimônio cultural, políticas culturais e produção cultural. No local, também está a coleção pessoal de Leovigildo Duarte Júnior, com apostilas e publicações próprias. Dentre elas, a coleção de autoria do próprio professor, de 1994, intitulada “Hortolândia Município”, dividida em três volumes: A preparação (volume 1), A campanha (volume 2) e A votação (volume 3).

A relação de obras disponíveis poderá ser consultada pessoalmente e o acervo da biblioteca, visitado com o acompanhamento do bibliotecário.

Na Sala Multiuso, a comunidade encontra espaço para realização de exposições temporárias, encontros, workshops e apresentações artísticas. O uso do espaço está sujeito à disponibilidade na agenda do Centro e à avaliação das obras e atividades pela comissão responsável, formada por membros da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

Advertisement

Memória Digital

Futuramente, o acervo disponível no Centro de Memória estará disponível no formato digital. A previsão é de que, até 2016, todos os documentos e registros sejam tratados e expostos também na internet.

No órgão, será possível também filmar e fotografar (preferencialmente sem flash). Os visitantes poderão ainda compartilhar sua experiência no Centro, graças à rede wi-fi disponível no local.

FONTE: Pref. Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Eventos

Inscreva-se gratuitamente para o Vem de Bike Hortolândia, ainda dá tempo!

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Vem de Bike Hortolândia

A 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia já tem quase mil inscritos. O evento ciclístico tradicional será no dia 5 de maio, às 7h e o passeio terá largada no trecho sob a icônica Ponte da Esperança (estaiada).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o evento é voltado para pessoas de todas as idades e de diversas localidades. Além da oportunidade de desfrutar de um passeio ciclístico em um ambiente seguro e convidativo, os participantes têm a opção de contribuir com o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, doando 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

Anuncio


O “Vem de Bike” tem como propósito fomentar a mobilidade ativa e a sustentabilidade, oferecendo aos participantes a chance de explorar os principais pontos da cidade pedalando em um trajeto especialmente planejado para promover o bem-estar e o contato com a natureza.

Inscreva-se na 6ª edição do Vem de Bike Hortolândia

As inscrições continuam abertas e são gratuitas, podendo ser realizadas por meio deste LINK, onde os participantes também receberão uma camiseta exclusiva.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

Corrida Solidariedade em Movimento acontecerá em Hortolândia no próximo mês: confira como se inscrever

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Corrida Solidariedade em Movimento

No dia 26 de maio, acontecerá a Corrida Solidariedade em Movimento, um evento que une esporte e solidariedade em uma causa nobre. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 de maio, através deste LINK. Serão disponibilizadas mil vagas para os participantes.

A largada será às 7h30, na avenida Panaíno, no cruzamento com a avenida Antônio da Costa Santos, em Hortolândia.

Retirada dos kits da Corrida Solidariedade em Movimento

Anuncio


A retirada dos kits da prova está agendada para o dia 25 de maio, um sábado, no Estacionamento do GoodBom, localizado na Emancipação, das 9h às 15h. Para retirar o kit, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento não perecível. Os participantes devem levar um documento com foto ou o comprovante de inscrição.

A premiação será distribuída para os melhores colocados, com troféus para os primeiros cinco colocados masculino e feminino na classificação geral, bem como para as três maiores equipes.

Advertisement

Além disso, haverá troféus para os três primeiros colocados masculino e feminino em cada categoria, divididas por faixa etária: 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, e 70 anos em diante.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Eventos

3ª edição do Literalendo é evento gratuito e chega em breve em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

3ª edição do Literalendo

O 3ª edição do Literalendo acontecerá no dia 26 de maio, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Hortolândia.

Este evento literário promete integrar as comemorações do aniversário de 33 anos da cidade, sob o tema “A Leitura e seus mundos” e está programado para ocorrer das 10h às 17h, oferecendo uma série de atrações para todos os públicos.

Mais detalhes sobre a 3ª edição do Literalendo

Anuncio


Uma das atrações mais esperadas é a distribuição gratuita de livros para os estudantes matriculados na rede municipal de ensino, além das escolas parceiras do programa Bolsa Creche e da OSC Maria do Carmo. E o público também poderá apreciar exposições de trabalhos pedagógicos e culturais ao longo do parque.

Além disso, haverá apresentação musical da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, conhecida por sua participação na novela juvenil “Chiquititas” (SBT) e na peça teatral “Trair e coçar é só começar”.

Advertisement

O Literalendo não é o único evento literário planejado pela Administração Municipal. No dia 24 de maio, está prevista a realização do tradicional “14º Hortolendo nas escolas”, que acontecerá nas próprias unidades de ensino.

Com foco na comunidade escolar, incluindo crianças, jovens, adultos, familiares e profissionais da educação, a festa literária promete enriquecer o ambiente educacional com atividades e experiências voltadas para o universo dos livros e da leitura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jardim Minda Jardim Minda
Policial38 minutos ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial1 hora ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região1 hora ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

3ª feirinha pet 3ª feirinha pet
Nossa Cidade2 horas ago

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o...

atos golpistas em Brasília atos golpistas em Brasília
Nossa Região4 horas ago

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis...

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
Nossa Região5 horas ago

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30...

materiais didáticos materiais didáticos
São Paulo5 horas ago

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana...

Advertisement
cinema

Populares