Connect with us

Dicas de leitura

“Leitura com Pipoca” recebe lançamentos da Adonis este mês

Desde 2011 a leitura é celebrada numa prática democrática todo domingo, às 10h, no Quiosque Gostinho de Leitura (Zoo de Americana). Realizada pela Adonis, com intuito de aproximar a criança do universo da literatura e tornar a leitura um hábito, a ação social “Leitura com Pipoca”, receberá neste mês de março diversos eventos de lançamentos de livros, entre eles, a segunda edição de “Doce água do rio” e da coleção Falando de Sentimentos, além do vencedor do 3º Prêmio Agostinho de Cultura, “Tio Francisco”.

                A segunda edição da trilogia escrita por Luciene Regina Paulino Tognetta, que trata do tema da afetividade na família e na escola, vai às prateleiras das livrarias este mês e é destaque do dia 16 de março. Com novo formato e novas capas, os três livros que compõem a coleção Falando de Sentimentos (“O reizinho e ele mesmo”, “Era outra vez o reizinho e seus vizinhos” e “O menino e a mãe do menino”) serão apresentados ao público , assim como terão suas leituras compartilhadas com os leitores pela escritora e o ilustrador, Paulo R. Masserani, no relançamento das obras.

Anuncio

                Na sequência é a psicóloga americanense, Leila Seleguini, que dividirá com os leitores presentes no dia 23 de março a importância da água doce em nossas vidas com a história de um tuiuiú diferente. Escrita em 2005, “Doce água do rio” ganha segunda edição com texto atualizado, nova capa e formato em lançamento que conta com a presença da escritora, leitura do livro e distribuição de autógrafos.

                Encerrando o mês, no dia 30, a mineira Jacqueline Salgado, vencedora da categoria Leitor Iniciante do 3º Prêmio Agostinho de Cultura (2012) apresenta ao público sua obra “Tio Francisco”.  

Advertisement

                Atividades com contadores de histórias, distribuição gratuita de pipocas e sorteios de exemplares do livro lançado no dia estão previstos nas duas horas de duração do projeto.

Programação de março:

Dia 02 – Contação da história “Salita, a dona baratinha”, de Aparecida Diniz

Dia 09 – Contação da história “Tato, cores e formas”, de Aparecida Diniz

Advertisement

Dia 16 – Lançamento dos livros “O reizinho e ele mesmo”, “Era outra vez  o reizinho e seus vizinhos” e “O menino e a mãe do menino”, de Luciene R. Paulino Tognetta

Dia 23 – Lançamento do livro “Doce água do rio”, de Leila Seleguini

Dia 30 – Lançamento do livro “Tio Francisco”, de Jacqueline Salgado

Serviço:

Advertisement

“Leitura com Pipoca”

Atividade gratuita

Das 10h às 12h, no Quiosque Gostinho de Leitura

Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Acesso gratuito à biblioteca virtual da Unicamp é liberado

biblioteca virtual da Unicamp

Você sabia que a biblioteca virtual da Unicamp, da USP e da Unesp oferecem acesso gratuito a uma vasta coleção de livros, tanto físicos quanto virtuais? Falaremos mais sobre a Universidade de Campinas, mas é possível verificar as outras através destes links: Biblioteca USP e Biblioteca Unesp.

Como acessar a biblioteca virtual da Unicamp?

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) conta com 30 bibliotecas centrais, além de 28 bibliotecas setoriais, distribuídas em unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.

Anuncio

Além do recurso físico, que tem certas restrições, há também a presença da Biblioteca Digital da Unicamp. Aqui, o usuário poderá ter acesso a todos os conteúdos acadêmicos e científicos.

Sem contar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual que, em poucos cliques, é possível ter acesso a artigos científicos, tese e etc.

Advertisement

Atualmente, são 40.854 títulos (físicos e virtuais), onde mais de 2 mil são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES. 

Os horários de funcionamento das bibliotecas podem ser consultados AQUI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio

PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio

Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região1 hora ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos2 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial3 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial3 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região3 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade4 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial5 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares