Connect with us

Dicas de leitura

Valinhos recebe projeto “Onde moram os livros?”

projeto-onde-moram-os-livros-valinhos

Com objetivo de aproximar as crianças do universo mágico da literatura, chega a Valinhos o projeto “Onde moram os livros?”. Uma iniciativa que pretende despertar nas crianças a importância da leitura e de vivenciar fantasias em um ambiente cercado de possibilidades, a biblioteca pública municipal “Dr. Mário Corrêa Lousada”.

Anuncio

Organizado em parceria com a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de administração de espaços culturais do município –  , as atividades do projeto visam valorizar a biblioteca municipal, que receberá alunos dos terceiros anos da rede e também frequentadores do local. As atividades do “Onde moram os livros?” incluem contações de histórias, bate-papo com o escritor e distribuição gratuita do livro “Tininha e a fada Lile” para cada criança participante. As visitas à biblioteca acontecem às segundas e quartas-feiras , de manhã e a tarde, em um período que se inicia em 28 de abril e se estende até junho.

Os alunos participantes serão recebidos pela escritora Marlene Sabatini, que ficará à disposição para responder questões sobre seu processo criativo, bem como servir de estímulo ao hábito da escrita dos alunos. Posteriormente, Paula Negrão aguarda os visitantes, sobre uma colcha de retalhos, para uma contação de histórias. O momento tem o intuito de despertar a imaginação, o lado criativo e a paixão pela leitura e escrita. Ao final da visita, as crianças recebem a publicação da Adonis, “Tininha e a fada Lile”, escrito por Cristina Lazaretti, juntamente com uma carta-resposta,  para que um texto, de autoria do aluno, seja produzido e enviado, e após seleção componha uma coletânea, que reunirá os melhores textos produzidos por meio do projeto.

O livro, síntese do projeto, será publicado após a análise das criações literárias por um conselho composto por profissionais especializados em literatura infantil. O lançamento da obra está  previsto para o segundo semestre deste ano.

Advertisement

A abertura oficial das ações do “Onde moram os livros?” acontece no Auditório Municipal de Valinhos, no dia 25 de abril, às 19h30, com participação da Orquestra de Violas Cultura Caipira, da contadora de histórias Paula Negrão, da escritora Marlene Sabatini e da atriz global Klara Castanho. O evento será um aperitivo à comunidade do que acontecerá duas vezes por semana na biblioteca. Iniciando as atividades, no dia 28 (segunda-feira), a EMEB “Jorge Bierrenbach de Castro” inaugura o cronograma de visitas.

“Onde moram os livros?” tem patrocínio da MWV RIGESA, realização da Associação Agostinho de Cultura, produção cultural da 3marias, apoio da Eaton e da Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de administração de espaços culturais – , e apoio cultural do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.

O que é o ProAC?

O ProAC (Programa de Ação Cultural)  é o principal mecanismo de apoio à cultura do Governo do Estado de São Paulo. Funciona por meio de renúncia fiscal e destina um percentual do total arrecadado no Estado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à produção cultural.

Advertisement

A contadora de histórias

Paula Negrão é valinhense, graduada em Letras pela Universidade Paulista (UNIP), tem curso de extensão em Contação de Histórias pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de muitas outras especializações na área. Desde 2002 vive da arte de contar histórias, participando de projetos que tenham sempre como objetivo propagar o encanto das histórias por Campinas e região.

A escritora

Marlene Sabatini é valinhense, administradora de empresas por formação e escritora por opção. Conta com duas obras publicadas, “Culinária D’Alma” e o infantil “Deus, as crianças, os doces e as vovós”. Tem diversas crônicas publicadas em antologias em todo Estado de São Paulo, dentre elas, no livro “Conto Verídico”, publicado pelo programa Mapa Cultural Paulista em 2009.

Advertisement

Serviço:

“Onde moram os livros?”

O que? Visitas

Quando? A partir de 28 de abril, às 8h30 e às 14h30 (segundas e quartas-feiras)

Advertisement

Onde? Biblioteca Pública Municipal “Dr. Mário Corrêa Lousada”

Endereço: Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro – Valinhos/SP

Lançamento do projeto

Dia 25 de abril, às 19h30, no Auditório Municipal

Advertisement

Rua 21 de Dezembro, 66 – Centro – Valinhos/SP

Informações à imprensa:

Maine Bochicchio

(19) 3471.5608 | (19) 99180.1232

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Dicas de leitura

Acesso gratuito à biblioteca virtual da Unicamp é liberado

biblioteca virtual da Unicamp

Você sabia que a biblioteca virtual da Unicamp, da USP e da Unesp oferecem acesso gratuito a uma vasta coleção de livros, tanto físicos quanto virtuais? Falaremos mais sobre a Universidade de Campinas, mas é possível verificar as outras através destes links: Biblioteca USP e Biblioteca Unesp.

Como acessar a biblioteca virtual da Unicamp?

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) conta com 30 bibliotecas centrais, além de 28 bibliotecas setoriais, distribuídas em unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.

Anuncio

Além do recurso físico, que tem certas restrições, há também a presença da Biblioteca Digital da Unicamp. Aqui, o usuário poderá ter acesso a todos os conteúdos acadêmicos e científicos.

Sem contar o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual que, em poucos cliques, é possível ter acesso a artigos científicos, tese e etc.

Advertisement

Atualmente, são 40.854 títulos (físicos e virtuais), onde mais de 2 mil são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES. 

Os horários de funcionamento das bibliotecas podem ser consultados AQUI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

Confira lista especial de obras para celebrar o Dia do Livro

livros-leitura-financas

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e, para homenagear a data, a Livraria da Travessa do Iguatemi São Paulo preparou um rico catálogo para os amantes da literatura, com 10 títulos indispensáveis que tratam os livros como tema central. As obras navegam entre história, ficção, guias e clássicos e podem ser encontradas na livraria localizada no Piso Superior do shopping.

A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data comemorativa é simbólica e tem origem na história da literatura mundial. Foi no dia 23 de abril que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

Confira abaixo a seleção completa para todos os tipos de leitores para celebrar a data:

Anuncio

PARA OS AMANTES DE LIVRARIAS:

150 Bookstores You Need To Visit Before You Die | Elizabeth Stamp: Navegar numa livraria é uma experiência insubstituível. A autora americana Elizabeth Stamp selecionou as 150 livrarias mais exclusivas do mundo que valem a pena visitar. Da Austrália à França, e do Japão aos Estados Unidos, as livrarias aqui variam desde estabelecimentos que existem há décadas até lojas recém-inauguradas. Cada loja foi selecionada por uma característica marcante, seja uma história interessante, uma coleção única ou um cenário fabuloso. Este livro lindamente encadernado, o mais recente da série 150, contém fotografias inspiradoras e uma riqueza de informações sobre cada local.

Advertisement


PARA LEITORES DE LIVROS SOBRE LIVROS:

Books And The People Who Make Them | Stephanie Vernet: Esta introdução única, divertida e informativa ao mundo editorial mostra aos jovens leitores como um livro percorre a jornada do caderno do escritor até as mãos do leitor. O que está faltando no mundo dos livros infantis? Um livro sobre como um livro é feito! Esta exploração dos bastidores apresenta páginas duplas coloridas e peculiares que retratam todas as fases da vida de um livro. Perfeito para os leitores lerem sozinhos ou com seus adultos favoritos, este livro é o primeiro do gênero – um complemento perfeito para a biblioteca de todo jovem amante de livros.

Caixa de Palavras: Por que você deve ler (e o que ler) | Jose Roberto de Castro Neves: O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto. E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.

É um Livro | Lane Smith: Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o nosso velho, bom e amado livro. Aquele que, ao contrário dos produtos eletrônicos, não apita, não interage, não conecta nem twitta. Mas que, só pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção (e ainda rouba o coração) de qualquer um.

Advertisement

PARA OS QUE PROCURAM A HISTÓRIA DOS LIVROS:

O Aparecimento do Livro | Lucien Febvre | Henri-Jean Martin: Concebido por Lucien Febvre e realizado por Henri-Jean Martin, O Aparecimento do Livro é, desde sua publicação em 1958, um texto fundamental para os estudos sobre o livro. A proposta do estudo é estudar a ação cultural e a influência do livro durante os trezentos primeiros anos de sua existência, partindo da Renascença até aproximadamente o Romantismo. A obra explora os efeitos da técnica tipográfica, aperfeiçoada tal como se atribui a Gutenberg, enquanto era gradualmente assimilada pelas práticas de leitura e de acordo com fatores econômicos, políticos, culturais e geográficos. Trata do entorno do livro impresso, desde os seus antecedentes, como a introdução do papel na Europa, até a ampliação do número de leitores, ao lado das mudanças nas relações sociais e dos diferentes embates ideológicos do período.


História do Livro e da Edição | Yann Sordet: A obrapercorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente. Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo.


Infinito em um Junco: A invenção dos livros no mundo antigo | Irene Vallejo: Fenômeno editorial espanhol traduzido para mais de 30 idiomas, ensaio sobre a história do livro vem conquistando prêmios e leitores. Um livro sobre a evolução dos livros, um passeio pela trajetória desse artefato fascinante que inventamos para que as palavras pudessem ser transportadas pelo espaço e pelo tempo: O infinito em um junco conta a história desse objeto desde sua criação, milênios atrás, passando por todos os modelos e formatos que testamos ao longo da jornada humana. Acima de tudo, esta é uma fabulosa aventura coletiva protagonizada por milhares de pessoas que, ao longo do tempo, protegeram e tornaram o livro possível: contadores de histórias, escribas, iluminadores, tradutores, vendedores ambulantes, professores, sábios, espiões, rebeldes, freiras, aventureiros; leitores de todos os cantos, nas capitais onde se concentra o poder e nas regiões mais remotas, onde o conhecimento se refugia em tempos de caos. Pessoas comuns cujos nomes muitas vezes são apagados da história; gente que salva essas fontes de memória, os verdadeiros protagonistas desta obra.

Advertisement

PARA OS ROMÂNTICOS:

Meus Dias Na Livraria Morisaki | Satoshi Yagisawa: Best-seller internacional, o livro é um mágico e comovente romance japonês sobre o poder da literatura. A jovem Takako perde tudo, mas se encontra na livraria que pertence a sua família há três gerações. Takako é uma jovem de 25 anos que levava uma vida relativamente tranquila. Até que seu namorado, Hideaki, o homem com quem ela esperava formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. De repente, a vida de Takako começa a desmoronar. Ela sai do emprego e entra numa depressão profunda. No auge do seu desespero, ela recebe uma ligação de Satoru, um tio que ela não via há muitos anos. Satoru é um homem excêntrico e pouco convencional, principalmente depois que sua esposa, Momoko, o deixou. Ele é quem cuida da livraria Morisaki, um pequeno espaço, num prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores.

PARA OS LEITORES CLÁSSICOS:

The Penguin Classics Book | Henry Eliot: O Penguin Classics Book é o companheiro do leitor da maior biblioteca de literatura clássica do mundo. Abrangendo 4.000 anos, desde as lendas da Antiga Mesopotâmia até a poesia da Primeira Guerra Mundial, com tragédias gregas, sagas islandesas, épicos japoneses e muito mais, abrange 500 autores e 1.200 livros, dando-lhes vida com descrições vivas, literatura conexões e belos designs de capa.

Advertisement


The Penguin Modern Classics Book | Henry Eliot: Oguia essencial para a literatura do século XX em todo o mundo. Durante seis décadas, a série Penguin Modern Classics tem sido uma série de livros que define uma era e está em constante evolução, abrangendo obras de pioneiros modernistas, iconoclastas de vanguarda, visionários radicais e contadores de histórias intemporais. Este companheiro de leitor apresenta todos os títulos publicados na série até agora, com mais de 1.800 livros e 600 autores, de Achebe e Adonis a Zamyatin e Zweig. Repleto de descrições animadas, listas de leitura surpreendentes, movimentos literários importantes e mais de duas mil imagens de capa, The Penguin Modern Classics Book é um convite para mergulhar e explorar a maior literatura dos últimos cem anos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Dicas de leitura

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

Diário de um Banana é um sucesso na Biblioteca Municipal de Hortolândia

A Biblioteca Municipal de Hortolândia divulgou a lista dos 10 livros mais emprestados no mês de novembro, proporcionando uma visão fascinante sobre as preferências literárias dos leitores da cidade.

O destaque continua sendo a franquia “Diário de um Banana”, do autor Jeff Kinney, nas colocações de número 1, 4, 5 e 10. Confira abaixo todos os outros.

10 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal de Hortolândia no mês de novembro

  1. “Diário de um Banana – Rodrick é o Cara”
    Autor: Jeff Kinney
  2. “Querido Diário Otário: Eu Sou a Princesa ou o Sapo?”
    Autor: Jim Benton
  3. “Lua Nova”
    Autor: Stephenie Meyer
  4. “Diário de um Banana – A Verdade Nua e Crua”
    Autor: Jeff Kinney
  5. “Diário de um Banana – As Memórias de Greg Heffley”
    Autor: Jeff Kinney
  6. “O Retrato de Dorian Gray”
    Autor: Oscar Wilde
  7. “Mau Começo – Livro Primeiro”
    Autor: Lemony Snicket
  8. “Caçadores de Zumbis – Volume 5”
    Autor: John Kloepfer
  9. “Mal-Entendido em Moscou”
    Autora: Simone de Beauvoir
  10. “Diário de um Banana – Vai ou Racha”
    Autor: Jeff Kinney

Anuncio

Esses títulos refletem a diversidade de gostos e interesses da comunidade de leitores de Hortolândia, abrangendo desde literatura infantojuvenil até clássicos atemporais. A biblioteca continua sendo um espaço vital para a promoção da leitura e o compartilhamento de experiências literárias.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade3 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade5 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade6 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região6 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial11 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial11 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região11 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Advertisement
cinema

Populares