Connect with us

Passeios e Viagens

5 de setembro DIA da AMAZÔNIA: conheça novos projetos de educação e conservação no Rio Negro

amazonia

Instituído desde 2007 para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do planeta, o Dia da Amazônia é hoje sinônimo de apelo – talvez o mais urgente chamado a nível global para que todos façam algo pela sua preservação, frente ao avanço do desmatamento que disparou alarmantes 22% nos últimos dois anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

A cobertura vegetal da Amazônia se estende por nove estados da federação, o que equivale a 60% do território nacional. Queimadas, garimpo ilegal, o avanço agropecuário e a biopirataria alavancam a devastação e trazem prejuízos climáticos que reverberam diretamente no aquecimento global, como também castigam as populações – são 25 milhões de brasileiros vivendo na Amazônia Legal.  

Anuncio

Enquanto ainda é tempo, nos cabe agir contra estas ameaças, incentivando soluções práticas que garantam a sobrevivência deste bioma e o bem-estar de seus povos. Não faltam esforços da sociedade civil e da iniciativa privada em trabalhar o ecoturismo, o extrativismo sustentável, a pesca de manejo e claro, a garantia de educação de qualidade para que as gerações futuras possam resguardar a floresta de pé. Conheça alguns dos projetos educacionais e de conservação na região do baixo e médio Rio Negro, no estado do Amazonas.

Ecoturismo 

Advertisement

A 180 quilômetros de Manaus por via terrestre, Novo Airão é a porta de entrada para explorar as maravilhas naturais do Parque Nacional de Anavilhanas – o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com mais de 400 ilhas, no Rio Negro. O município abrange uma área total de 38.000 km², o equivalente a de um país como a Suíça, e conta com uma estrutura legal de proteção gigante: 85% da área física pertence a algum tipo de Unidade de Conservação, sejam APAS (Áreas de Proteção Ambiental), Parques Estaduais, Parques Nacionais ou Reservas Extrativistas. Ali grande parte dos seus 21 mil habitantes vive do ecoturismo, colaborando ativamente no desenvolvimento sustentável de toda esta extensão de terra preservada. 

Precursores do ecoturismo de base comunitária na região, a Expedição Katerre (@ExpedicaoKaterre) e o hotel Mirante do Gavião Amazon Lodge (@MirantedoGaviao) desenvolvem desde 2004 operações turísticas em comunhão com profissionais ribeirinhos, entre incursões pela selva, trilhas aquáticas pelos igarapés e matas de igapó, focagem de espécies da fauna amazônica e incentivo à produção de artesanato. As empresas asseguram uma taxa de visitação, que auxilia na manutenção da estrutura destas comunidades e o bem-estar de seus moradores. 

Educação e Conservação

Outro motor elementar para a prosperidade da Amazônia – talvez o mais relevante, uma vez que são as gerações seguintes que enfrentarão o momento mais crítico deste contexto de depredação crescente – é garantir a educação básica de qualidade na região amazônica. No mesmo município, a Fundação Almerinda Malaquias (@FundacaoAlmerindaMalaquias), organização não governamental criada no ano 2000 por Miguel Rocha da Silva e Jean-Daniel Vallotton, vem atuando como centro de educação ambiental para crianças e jovens entre 6 e 17 anos, com o objetivo de prepará-los para protagonizar resoluções ambientais para manter esta floresta toda de pé. Uma infraestrutura de salas de aula, centro de eventos, cozinha e refeitório acolhe hoje 190 crianças no contraturno escolar, para aulas e atividades multidisciplinares.

Advertisement

Uma extensão deste trabalho, o novo Projeto Educação Ribeirinha atuará na reformulação (construção ou reforma) de 25 escolas de comunidades isoladas neste mesmo e vasto território de Novo Airão. O principal objetivo do programa é prover educação básica de qualidade, melhorar a infraestrutura das escolas e casas de apoio ao professor, incluindo a implantação do sistema de energia solar, internet, cozinha para preparo da merenda e a construção de sanitários e fossas. A concepção das unidades ganharam o projeto de bioarquitetura do Atelier Marko Brajovic, que busca integrar a construção ao entorno natural, como resgatar os signos culturais das populações originárias destas regiões. Ao lado das secretarias de educação municipal e estadual, a Fundação Almerinda Malaquias dá o apoio pedagógico em treinar e capacitar o corpo docente, além de promover o intercâmbio entre os professores ribeirinhos e da ONG.

A floresta amazônica é o maior abrigo de biodiversidade do mundo, com 30 milhões de espécies de animais, sendo 180 em risco de extinção. Com viés de conservação, o Projeto Bicho de Casco, liderado pelo professor escocês Paul Clark, fundador da escola Vivamazônia na comunidade do Gaspar, e por Francisco Parede, presidente da Associação de Artesãos do Rio Jauaperi (AARJ), atua a quase duas décadas na proteção das quatro espécies de quelônios ameaçados na bacia do Rio Negro e afluentes: iaçá, irapuca, tracajá e tartaruga-da-Amazônia. Na luta contra o tráfico ilegal, uma força-tarefamovimenta seis comunidades, com fiscais e voluntários que monitoram sete zonas de desova do rio Jauaperi. Anualmente, cerca de 3 mil quelônios são soltos em segurança na natureza.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Passeios e Viagens

Turismo no outono para curtir dias ensolarados e noites mais frias na Serra da Mantiqueira

Gruta do Anjo

Cada estação determina um tipo de destino que melhor se adapta ao clima e a época do ano. No verão, a procura maior é por praias e cachoeiras; no outono é tempo de aproveitar os encantos do interior. Umas das características da estação que marca a transição entre o verão e o inverno são os dias ensolarados e quentes e as noites com temperaturas mais amenas.

Este cenário é perfeito para descobrir o turismo na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em atividades de aventura e ecoturismo – na Serra da Mantiqueira. Rodeada por montanhas imponentes, cachoeiras exuberantes e trilhas pitorescas, o município é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Anuncio

Os dias mais quentes são propícios para as atividades de aventura, inclusive os que são na água como rafting, boia cross, caiaque, standup paddle e banhos de cachoeira, por exemplo. Ou mesmo para se divertir e se refrescar na piscina ou em uma “prainha”, com direito a areia e cadeira típica de praia. O andar de bicicleta, fazer trilha, passeio pelo centro histórico da cidade e pescaria, onde as pessoas ficam expostas ao sol, nesta época são melhores aproveitados. Opções não faltam, já que o município oferece mais de 30 atividades para diferentes idades e estilos.

O sol consegue enriquecer o café da manhã e o piquenique ao ar livre e o almoço em locais abertos. Sem contar que é um incentivo aos sorvetes, milk shakes e guloseimas, que “caem muito bem”.   

Advertisement

É no outono que o pôr do sol começa a ganhar mais cores para, no inverno, atingir o ápice da beleza e de verdadeiros espetáculos da natureza. Na cidade, vários pontos altos preparam o ambiente para receber os turistas para esta encantadora experiência, com música ao vivo, comes, bebes e lugar especial para sentar e contemplar.

Já o friozinho da noite é convidativo para uma comida mais aconchegante ou um bom vinho nos restaurantes, lanchonetes e bares de Socorro. Nesta época já aparecem opções de bebidas quentes como capuccino, chocolates e chás. Para finalizar, camas que “abraçam”, acolhem e ajudam a relaxar, em um dos inúmeros hotéis e pousadas existentes.

“Além dos atrativos, outono é uma excelente época para viajar, já que é considerada baixa temporada e, então, os locais estão mais tranquilos e com custo x benefício mais vantajoso”, lembra Monica Sartori, Secretária de Turismo da Estância Hidromineral de Socorro.  

Informações sobre os hotéis, gastronomia, aventura e compras no site oficial do turismo de Socorro: www.socorro.tur.br 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

Grande parque com entrada gratuita e diversas atrações para toda família há menos de uma hora de Hortolândia

parque com entrada gratuita

Existe um grande parque com entrada gratuita há menos de uma hora de Hortolândia. O Parque da Cidade conta com represa e uma extensa lista de atrações e serviços, ou seja, é diversão garantida para toda família.

Horário de funcionamento do Parque da Cidade

Aberto todos os dias, o parque oferece uma ampla gama de atividades para todas as idades. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 6h30 às 19h, enquanto aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h30 às 18h.

Anuncio

Entre as comodidades disponíveis, destacam-se lanchonete, banheiros, estacionamento gratuito e uma diversidade de opções de entretenimento, como pista de caminhada e ciclovia, playground com brinquedos acessíveis para pessoas com deficiência, academia ao ar livre, quadras esportivas, pista de aeromodelismo e pista de automodelismo.

parque da cidade meio

Além disso, o parque oferece um espaço tranquilo para relaxamento e contemplação, com o belo jardim japonês e o Centro Náutico, onde os visitantes podem desfrutar de atividades aquáticas.

É importante ressaltar que não é necessário fazer agendamento para visitar o Parque da Cidade. No entanto, é importante observar que não é permitida a entrada de animais de estimação no local.

Advertisement

Endereço do parque com entrada gratuita próximo a Hortolândia

Localizado na Rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, em Jundiaí, o Parque da Cidade é um convite para desfrutar de momentos de lazer, diversão e contato com a natureza em um ambiente amplo e acolhedor.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Passeios e Viagens

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

cidades próximas a Hortolândia para viajar

Que tal conhecer cidades próximas a Hortolândia para viajar nesta Páscoa? Com essa lista em mãos você poderá conferir a variedade de atrações em nossa região, seja em Holambra, Itu ou nas outras que apresentaremos aqui.

5 cidades próximas a Hortolândia para viajar na Páscoa

Holambra (aproximadamente 50 km de distância)

Seu maior destaque é a famosa Expoflora, mas além disso, Holambra oferece outros atrativos, como um roteiro gastronômico, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária holandesa, o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.

Anuncio

Para quem deseja estender sua estadia, a cidade dispõe de diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e campings, garantindo uma experiência completa em contato com a natureza.

Atibaia (aproximadamente 87 km de distância)

O local oferece uma variedade de atividades voltadas para esportes e ecoturismo, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que podem ser praticados no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.

Advertisement

Além disso, Atibaia conta com uma ampla oferta de hospedagem em hotéis e pousadas, proporcionando conforto e tranquilidade aos visitantes durante sua estadia.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Serra Negra (aproximadamente 90 km de distância)

Além das famosas fontes de água, Serra Negra oferece belas paisagens, como o Alto da Serra, de onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Os visitantes também podem desfrutar de espaços verdes, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.

Com uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis a pousadas, Serra Negra é um destino ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Bragança Paulista (aproximadamente 89 km de distância)

Bragança Paulista oferece diversas opções de turismo em meio à natureza. O Lago do Taboão é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para atividades de lazer e descanso.

Além disso, Bragança Paulista possui o Bosque das Araucárias e o Parque Refúgio das Aves, que são espaços de preservação ambiental da fauna silvestre. Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira, que oferece paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre para os visitantes.

cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

Itu (aproximadamente 58 km de distância)

Itu é um ótimo destino para quem busca contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas para hospedagem. O Parque Maeda é um dos locais mais populares, oferecendo diversas atividades de lazer, como pesca, hospedagem e gastronomia.

Com sua rica oferta de atrações e opções de hospedagem, Itu é uma escolha ideal para quem deseja uma viagem divertida e memorável durante a Páscoa.

Advertisement
cidades próximas a Hortolândia para viajar
cidades próximas a Hortolândia para viajar

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região10 horas ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

lula embraer lula embraer
Brasil11 horas ago

Investimentos da Embraer Impulsionam Aviação Brasileira

Durante sua visita ao hangar da Embraer em São José dos Campos, nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2718 acontece hoje com prêmio de R$ 3 milhões

Após uma aposta de Campinas ganhar sozinha o prêmio de R$ 5 milhões, a Mega-Sena sorteará, na noite deste sábado...

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil1 dia ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade1 dia ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes1 dia ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região1 dia ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

Advertisement
cinema

Populares