Brasil

Horário de verão 2017/2018 começa domingo (15) de outubro

O horário de verão começa no próximo dia 15 de outubro e termina em 17 de fevereiro de 2018. Fique ligado, pois os relógios deverão ser adiantados em 1h e os dias passaram a serem ‘mais longos’.

Onze estados do país irão alterar os relógios nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal para que a redução do consumo de luz artificial seja reduzida. Além de aumentar a todos as horas de lazer, já que o dia escurece mais tarde.

Anuncio


 O principal objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário de pico, entre 18 e 20 horas. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução demanda tem sido em torno de 5%.

 Em 2012 a medida ocasionou uma redução na demanda no horário de pico de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo. Essa redução evitou um gasto de cerca de R$ 200 milhões a mais com as termelétricas no período.

 Um decreto de 2008 determina que a temporada para ajustar o relógio deva começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

 Você sabia?

 No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão na década de 1930, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo