Nossa CidadeNotícias

Câmara aprova projeto de lei proibindo fabricação e comercialização de buzinas de pressão

A Câmara Municipal de Hortolândia aprovou na última sessão, dia 2, o projeto de lei que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição e uso de buzinas de pressão a base de gás propano butano, envasado em tubo de aerossol no município. O projeto foi apresentado pelo presidente da Casa, Gervásio Batista Pozza (PT).

“Ter este projeto aprovado era uma necessidade que vimos após casos de adolescentes e jovens morrendo devido ao uso indevido da buzina de pressão. Não queríamos que mais pais sofressem a perda de seus filhos devido à inalação deste gás, que causa euforia, excitação psicomotora e desorientação espacial”, comentou o vereador. “Por isso eu e minha equipe elaboramos essa lei para mostrar que mesmo produtos lícitos, regulamentados, podem causar grandes danos aos jovens. Vamos trabalhar também para que, a após a lei seja sancionada, ela seja cumprida pelos estabelecimentos da cidade de Hortolândia”, completou.

Anuncio


As buzinas, conhecidas como buzinas da alegria, são normalmente utilizadas em comemorações para emitir sons de corneta, mas ultimamente, nos noticiários, há casos em que elas têm sido usadas por adolescentes, jovens e adultos, para inalar, como uma nova droga, que causa euforia, excitação psicomotora e desorientação espacial. Se usada com frequência pode causar ainda dano hepático e à medula óssea, além de problemas psicomotores.

Em março, uma jovem de 18 anos morreu na cidade de São José do Rio Preto após inalar o gás.. Em fevereiro, um homem de 33 anos também morreu na cidade de Fernandópolis pelo mesmo motivo.

O autor destaca no Projeto de lei que a buzina “É um produto capaz de provocar sérios danos à saúde, e tem sido comercializado para fins de diversão, sem o devido cuidado, sendo inclusive, detectada publicidade em que se recomenda seu uso a partir dos três anos de idade. Tendo em vista o perigo que esta buzina de gás causa, e necessário tomarmos providências drásticas, na intenção de preservar a vida dos jovens e crianças desta cidade”.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo