Campinas
Vendas no comércio em Campinas registram crescimento em outubro, mas ainda estão abaixo do faturamento registrado em 2019
Os dados da Boa Vista SCPC de outubro de 2020, avaliados quanto ao faturamento, indicam que o comércio em Campinas apresentou uma redução de 5,33%, quando comparado ao mesmo mês de 2019. No entanto, apresentando uma expansão de 10,38% em relação a setembro de 2020, demonstrando que o varejo vem se recuperando bem, após o impacto negativo de abril, início do isolamento social provocado pela Covid-19.
Destaca-se em outubro também a queda de 63,09% na inadimplência (outubro/setembro deste ano), assim como, a redução de 62,52% na comparação entre outubro de 2019 e de 2020. O economista Laerte Martins, diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) explica que essa queda na inadimplência é explicada pela queda no consumo e na melhora do índice de pagamentos de contas atrasadas.
As vendas do “Dia das Crianças” de 2020, apesar de faturar 2,58% abaixo de 2019, ainda sob o efeito da pandemia, conseguiu movimentar 97,41% (R$ 416 milhões) das vendas registradas em 2019 (R$ 428 milhões).
Em Campinas, o acumulado de janeiro a outubro de 2020 registrou uma perda de R$ 1,866 bilhões, ou 16,54% menos, em relação ao acumulado do período em 2019. Na Região Metropolitana de Campinas, o acumulado aponta para uma perda de R$ 4,505 bilhões, que representam uma redução de 16,54% em relação ao mesmo período de 2019.
As vendas físicas em Campinas, em outubro, geraram um faturamento de R$ 1,229 milhão (94,67%) do Faturamento de Outubro de 2019, e na RMC o Faturamento foi de R$ 2.926,5 milhões, cerca de 94,68% de movimentação de outubro de 2019.
Na categoria de Bens Não Duráveis, as vendas em supermercados e hipermercados evoluíram 14,64% e 3,2% em drogarias e farmácias. Mas caíram 13,87% nos postos de gasolina. Já nas vendas de Bens Duráveis, os setores de Material de Construção e Móveis e Lojas de Departamentos continuaram em alta em outubro, registrando, respectivamente, aumentos de 33,4% e de 6,76%. Vestuário, no entanto, sofreu nova redução, desta vez, de 6,36%.
A categoria de Vendas de Serviços continua muito afetado pela pandemia: em Turismo e Transportes teve redução drástica de 52,1% e Bares e Restaurantes, de 28,5%. Apenas Auto Peças / Automotivos conseguiu uma expansão de 6,1% em outubro de 2020.
Nas vendas digitais sobre o Varejo (e-commerce) cresceram 35,5%, passando de R$ 165 milhões em outubro de 2019 para R$ 223,5 milhões, em 2020.
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