Connect with us

Nossa Cidade

Complexo estufa-cisterna ensina a reutilizar água da chuva

Projeto da Prefeitura de Hortolândia sensibiliza pessoas de todas as idades a preservar o ambiente e a mudar de atitude para manter a vida no Planeta

Complexo estufa-cisterna ensina a reutilizar água da chuva

Anuncio

Quem vai ao parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago, em busca de sombra e opções de cultura e lazer, como o “Quiosque da Leitura” e o museu de história natural, por vezes não se dá conta que o espaço abriga outros tesouros, escondidos em meio a árvores, pássaros e flores. Um deles é o “Complexo Estufa: Cisterna”, que vem ensinando aos visitantes como reduzir o consumo de água tratada, por meio da reutilização da água da chuva.

Além de estufa, com viveiro de mudas, o complexo abriga composteira, espiral de ervas medicinais e cisterna, utilizada, desde fevereiro de 2012, para armazenar água da chuva, que irriga todo o ecossistema. Desde então, a cisterna tem se mostrado importante ferramenta pedagógica nas aulas de educação ambiental. É que, durante as visitas monitoradas ao parque escola, alunos da rede pública, particular e visitantes de todas as idades têm a oportunidade de ver, na prática, as muitas maneiras do reuso da água e sua importância estratégica para a manutenção da vida no Planeta.

Vencedor do prêmio “Ação pela Água”

Advertisement

Este projeto da Prefeitura de Hortolândia, realizado por meio da Secretaria de Educação, venceu o 6º Prêmio “Ação pela Água/2012”, do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), na categoria Iniciativa Pública – Educação Ambiental. Criado na gestão passada e mantido no governo do prefeito Antonio Meira, o projeto é assinado pelos professores Ângela Júlia Ghiraldelli, Regiane Sofia Valério e Bruno Ricardo Marques Dutra e tem a pretensão de “contribuir para a formação de cidadãs e cidadãos que busquem cotidianamente a construção de sociedades sustentáveis, aprendendo e educando em sua prática”, informa o documento.

As metas vão além do espaço escolar e prevêem tanto o incentivo ao aproveitamento correto das águas pluviais por parte da população, quanto um empurrãozinho na mudança de atitudes, incutindo na população “a necessidade de que toda casa urbana tenha pelo menos um sistema simples de aproveitamento da água de chuva”. A bióloga responsável pelo projeto, Ângela Ghiraldelli, sabe que trabalhar a educação ambiental não é tarefa simples, muito menos fácil. “É a conta-gotas”, explica. “Mudar a atitude de alguns frente ao meio ambiente é um processo longo e demorado, mas a gente não desiste, porque acredita no que faz”, afirma.

Andréa Borges R. Dias, gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, parceiro da Prefeitura, entende que o projeto, de certo modo, é fruto de ações de conscientização ambiental do próprio consórcio. “Hortolândia participa da Semana da Água desde 1997”, ressalta. “Esse projeto é extremamente interessante, pois busca incentivar a prática do aproveitamento de água de chuva para usos menos nobres, ou seja, rega do jardim, lavagem de pisos, dentre outros, economizando água potável. Em uma região como a nossa, de escassez hídrica, a busca por soluções locais é muito valiosa”, assinala.

Ângela diz que o prêmio trouxe reconhecimento, maior número de visitantes e algo a comemorar: “Aumentou o sentimento de coletivo, por parte da população, de que o parque é um espaço que todos devem cuidar, o que reduz os casos de depredação”, afirma.

Advertisement

Surpresas durante a visita monitorada

Embora o parque Creape funcione todos os dias da semana, das 6h às 20h, com entrada gratuita, as aulas de educação ambiental no complexo precisam ser agendadas. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O parque fica na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago.

Feito o agendamento, a visita começa no Viveiro Embaúba, cujo nome celebra uma espécie nativa da Mata Atlântica, existente no parque, com folhas que lembram mãos de gigante. Na estufa, a semente é mostrada ao visitante como o local “onde dorme a planta”, que precisa de “berço” (o canteiro), “lençol” para cobrir-se (a terra na semeadura) e alimentação (água e adubo) para crescer, se desenvolver, dar flores, frutos e novas sementes.

Na estufa, uma espécie de maternidade vegetal, as crianças conhecem sementes de espécies variadas, como a Capuchinha (flor alaranjada e comestível, com gosto de agrião), o Comigo-ninguém-pode (venenosa) e a Babosa ou Aloe vera (medicinal, usada como restauradora e cicatrizante).

Advertisement

Em seguida, vem a composteira, onde folhas, galhos e outros materiais vindos de podas, vão lentamente se transformando em adubo orgânico, materializando aos olhos dos presentes a Lei de Lavoisier: “Na natureza, tudo se transforma.”

“A aparência é de um lixão, mas é a vida em transformação”, adverte a bióloga. Segundo ela, as crianças se espantam quando os educadores usam um termômetro no centro da pilha, que pode atingir de 40º a 45ºC. Ao redor da estufa, pneus velhos e garrafas plásticas (pet) são reaproveitadas para marcar a trilha que conduz às hortas e à espiral de ervas medicinais.

O canteiro, no formato de caracol, é feito com massa à base de argila, sacos de areia, água e outros elementos naturais. Como todo material orgânico, a estrutura, onde estão plantadas espécies como lavanda, espinheira-santa, erva cidreira, manjericão, hortelã, cavalinha e poejo, decompõe-se com a chuva e a passagem do tempo e precisa ser refeita periodicamente.

Ao lado, há canteiros de apoio, com outras plantas, algumas decorativas, outras medicinais e comestíveis, como feijão andu, feijão carioca, camomila, boldo, alface, couve, salsa, cebolinha, chicória, rúcula, almeirão, alfavaca e girassol. A horta auxilia nas aulas práticas para crianças e adultos.

Advertisement

Por fim, chega a cisterna, um reservatório, pintado com tinta natural à base de argila, capaz de armazenar 20 litros de água da chuva, e o sistema de irrigação. Regiane Valério, educadora ambiental integrante do projeto, explica como funciona a engenhoca: “A água cai na tela do viveiro, escorre pela calha e vai para o cano que alimenta a cisterna. A primeira água, a que lava o telhado, é descartada. A outra é armazenada e usada para irrigar a estufa, a parte fechada do viveiro, responsável pela produção e recuperação de mudas, os canteiros e as hortas.”

Ao final do passeio, os visitantes são convidados a se sentar num banco feito com a mesma técnica da espiral, a “Superadobe”, onde relatam a experiência no complexo, em meio a tanta vida em transformação. A surpresa se completa com uma revelação: além de argila, areia e água, outro elemento natural é usado para dar liga à mistura: estrume de vaca! Em meio a risadas e caras de espanto, a lição se completa. Na natureza, a transformação é a regra, inclusive a de atitudes.

Conscientização

“Queremos contribuir para fazer pessoas mais cidadãs, sensíveis e responsáveis pelo Planeta, com consciência ambiental, porque aqui há também resgate de valores: trazer a criança para a possibilidade de observação, saber reconhecer as espécies, sentir-se responsável e integrada ao meio ambiente”, ressalta Ângela Ghiraldelli.

Advertisement

Para a secretária de educação, Cleudice Baldo Meira, o projeto de Educação Ambiental da Administração, que engloba as “Hortas Escolares” e o “Complexo Estufa/Cisterna”, busca “fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida no qual nossos alunos, por meio de um trabalho interdisciplinar, possam vivenciar e desenvolver ações na escola e no nosso Parque-escola, o Creape”. O objetivo é oferecer aos inscritos na rede municipal a oportunidade de vivenciar situações práticas que enfoquem a sustentabilidade do Planeta, contribuindo para a formação de seres humanos mais éticos, solidários e responsáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

cosvesi

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de Cerveja, sediada no Rio Grande do Sul, foram agraciados com duas medalhas de ouro, um feito que enche Hortolândia orgulho!

Neste prestigiado concurso, especialistas do Brasil e de mais quatro países avaliaram mais de 950 amostras inscritas, provenientes de cervejarias de toda a América Latina. E foi com grande satisfação que as cervejas ‘Summer Ale’ e ‘American Wheat’ foram reconhecidas com as cobiçadas medalhas de ouro, tornando-se ainda mais queridas pelos apreciadores da Cervejaria que fica na cidade.

Anuncio

De acordo com os gestores da empresa: “este reconhecimento só foi possível graças ao apoio e carinho que recebemos de vocês, nossos clientes fiéis. Afinal, são vocês que apreciam e valorizam o que produzimos!”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Cantor do Grupo Molejo Cantor do Grupo Molejo
Brasil14 horas ago

Cantor do Grupo Molejo morre após luta contra o câncer

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, faleceu hoje (26), aos 51 anos de idade. Ele lutava contra um câncer na...

cosvesi cosvesi
Nossa Cidade15 horas ago

Cervejaria de Hortolândia é premiada na II Copa Sul-americana de Cerveja

Ontem (25/04) foi um dia de celebração para Cervejaria Cosvesi, pois na cerimônia de premiação da II Copa Sul-americana de...

Rodadas decisivas Rodadas decisivas
Esportes15 horas ago

Rodadas decisivas do futebol amador de Hortolândia: confira os confrontos

Neste sábado (27), o Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia terá rodadas decisivas, especialmente pela categoria Supermaster. Os jogos das...

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos Feira de adoção de filhotes de cães e gatos
Nossa Região16 horas ago

Feira de adoção de filhotes de cães e gatos acontece amanhã (27), em Sumaré

No próximo sábado (27), Sumaré receberá a Feira de adoção de filhotes de cães e gatos, oferecendo uma oportunidade única...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região21 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos22 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial22 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

Advertisement
cinema

Populares