Esportes

Atleta de Hortolândia participará das Paralímpiadas no Rio de Janeiro

Hortolândia estará nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão entre os dias 7 e 18 de setembro no Rio de Janeiro. O município será representado pelo atleta cadeirante Valdomiro Pereira Souza. Morador do bairro Recanto do Sol, ele participará na modalidade luta de braço, que não disputa medalha e será realizada como forma de exibição. A expectativa é que a luta de braço se torne esporte paralímpico nos Jogos de 2020 em Tóquio, no Japão. “É um sonho poder ter a modalidade incluída nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, e com isso representar o Brasil”, diz o atleta, que conta com apoio da Prefeitura, que oferece Bolsa-Atleta e custeio de despesas com competições.

O bracista se classificou para as Paralímpiadas ao conquistar o título no 38º Campeonato Brasileiro de Luta de Braço, que aconteceu no último fim de semana em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. No âmbito estadual, o atleta também fez bonito: conquistou o título do 37º Campeonato Paulista de Luta de Braço, que aconteceu em maio último em Paranapanema.

Anuncio


Com 30 anos de carreira, Valdomiro Souza também coleciona títulos internacionais. Ele já foi oito vezes campeão mundial da modalidade. Além disso, Souza teve a iniciativa pioneira, com apoio da Confederação Brasileira de Luta de Braço, em sugerir a criação internacional da categoria luta de braço para deficientes. O primeiro campeonato mundial para deficientes aconteceu em 1997 na cidade de Guwahati, na Índia, e Souza foi o campeão. Além de luta de braço, o atleta também já ganhou medalhas em competições regionais de atletismo para pessoas com deficiência representando Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo