Nossa Cidade

12 mil crianças começam a ser vacinadas contra a pólio em Hortolândia

Atendimento é oferecido em todas as unidades de saúde de Hortolândia para vacinação contra Polio
Atendimento é oferecido em todas as unidades de saúde de Hortolândia para vacinação contra Pólio

Secretaria de Saúde antecipa para quarta-feira, dia 5, a imunização de crianças com até cinco anos contra a paralisia infantil

De acordo com a Secretaria Municipal e Saúde, a partir desta quarta-feira, dia 5, já estará disponível nas unidades de saúde de Hortolândia a vacina contra a poliomielite, obrigatória para crianças de seis meses à cinco anos completos. Os pais podem levar os filhos à unidade mais próxima, com a carteirinha de vacinação da criança, para garantir a imunização contra a paralisia infantil. No sábado, é o dia da mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Pólio, em unidades de saúde e postos volantes abertos para ampliar a vacinação. A meta do município é vacinar 95% das 12.656 crianças dentro da faixa etária obrigatória, até o dia 21 de junho.

Anuncio


A vacinação contra a pólio será realizada com a vacina tradicional, conhecida como “gotinha”. Apesar da introdução da vacina injetável, as crianças que já iniciaram o esquema de vacinação com a dose oral, devem completar a caderneta com a mesma vacina. Já para crianças de um à seis meses, a vacina recomendada é a injetável. Como ela faz parte do calendário básico de vacinação, as datas para a imunização são aos dois e quatro meses de idade. Bebês que estiverem com alguma dose em atraso poderão ser imunizados com a vacina injetável durante o período desta campanha. Neste ano, não haverá segunda etapa da campanha.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil,teve seu último caso registrado no Brasil em 1989, sendo que a doença é considerada erradicada no País desde 1994. Apesar disso, em alguns países da África e Ásia, principalmente, ainda há transmissão da doença, o que reforça a necessidade de imunização a fim de garantir a erradicação global da doença.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo