Nossa Cidade

3ª Feira do livro mobiliza comunidade escolar

Realizado pela Prefeitura, objetivo do evento é incentivar a leitura em Hortolândia

3ª feira do livro

Anuncio


Cerca de 100 visitantes, entre profissionais da educação, estudantes, pais e responsáveis, compareceram à 3ª Feira do Livro, durante os três dias do evento. Realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, a feira faz parte do projeto Hortolendo e tem como objetivo promover e incentivar ações de leitura no município.

Este é o segundo ano que o evento é aberto à comunidade.  A feira aconteceu no Centro de Formação Paulo Freire, no Remanso Campineiro, entre os dias 20 a 22 deste mês.

A etapa mais conhecida do projeto Hortolendo é a festa literária que a Administração realiza como parte da programação de aniversário da cidade. A deste ano aconteceu no dia 26 de maio, no Parque Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago.

De acordo com Maria do Carmo Vicente, uma das coordenadoras pedagógicas responsáveis pela feira, o evento foi idealizado para oferecer aos profissionais da educação e às famílias a oportunidade de conhecer novas obras e adquirir, a preços mais baixos, as que vão integrar tanto o acervo das bibliotecas escolares quanto os pessoais. Com recursos provenientes da verba de subvenção, os gestores de cada unidade escolar têm a liberdade de escolher os livros que mais se adequam às questões trabalhadas em sala de aula, naquele ano. A previsão é que as obras sejam entregues em agosto.

Nos dois primeiros dias, a programação, com palestras e atividades voltadas aos profissionais da educação, mobilizou entre 50 e 70 pessoas, respectivamente. Na quinta-feira (20/06), houve palestra sobre “A importância da biblioteca na formação de bons leitores”, com a bibliotecária Alessandra Atti, supervisora na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo/SP) e membro da Comissão Especializada na Padronização do Tratamento da Informação do Sistema Municipal de Bibliotecas na cidade de S. Paulo. Na sexta-feira (21/09), a palestra sobre “A leitura no contexto educacional” ficou a cargo de Regina Maria Braga, professora de língua e literatura portuguesa e brasileira e autora do livro “Construindo o leitor competente”.

No sábado (22/06), os cinco estandes de livros, montados pelas editoras e distribuidoras parceiras, que trabalham com o catálogo de livrarias conhecidas no País, atraíram também familiares e estudantes, sobretudo os das escolas do entorno. Participaram entidades parceiras da Prefeitura, como as distribuidoras Pergaminho, Genius Comercial e Golfinho, além das editoras Paulus, Adonis e Casa de Livros.

“O objetivo é fazer com que o envolvimento que começou no dia do Hortolendo entre alunos e familiares, com os livros, continue na feira. É oferecer às escolas e à comunidade escolar a oportunidade de adquirir livros com qualidade, facilitando esta aquisição”, esclarece Maria do Carmo.

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a feira é “uma oportunidade de conhecer as novidades do mundo literário e envolver os gestores, funcionários e demais profissionais da área educacional e também as famílias, no incentivo à leitura em nosso município”.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo