Nossa Cidade
Abertas inscrições para formação que vai incluir na escola pessoas com deficiência intelectual
Interessados têm até a próxima sexta-feira (13/09) para se inscrever
Já estão abertas as inscrições para o curso gratuito, de formação continuada, sobre “Deficiência Intelectual: a inclusão no contexto escolar”, oferecido aos educadores infantis e professores da Educação Básica da rede municipal pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. Os interessados têm até a próxima sexta-feira (13/09) para protocolar na recepção do Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire as fichas de inscrição enviadas às escolas. O Centro de Formação está localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro
O objetivo é oferecer aos profissionais da rede a oportunidade de estudo, prática e reflexão que os auxiliem a atuar na inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino. Além de produzirem conhecimento sobre as questões pedagógicas, psicológicas e filosóficas, os participantes da formação poderão compreender as potencialidades, limitações e diferenças inerentes a todo ser humano, especificamente das pessoas com deficiência intelectual.
Duas turmas
Serão oferecidas duas turmas: uma às quintas-feiras, das 14h às 17h, e outra às sextas-feiras, das 8 às 11 horas. Há 80 vagas disponíveis, 40 por período, que serão preenchidas por ordem de chegada, conforme a entrega das inscrições.
O curso será ministrado pelo Prof. Isaac R. Saglia, especialista e mestre em Educação Especial pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos). As aulas começam nos dias 19 e 20 deste mês e acontecem no próprio Centro de Formação.
Durante o curso, será utilizado material apostilado (cedido pela Prefeitura). Além de aulas expositivas, a metodologia prevê ainda a exibição de vídeos e a realização de leituras, seminários e discussões, trabalho em grupo e confecção de materiais manipuláveis. A avaliação inclui construção de ensaio e portfólio.
A formação inclui o estudo de diversos recursos didático-metodológicos e estratégias adequadas (tais como adaptação curricular, intervenções pedagógicas e clínicas) ao ensino da pessoa com deficiência intelectual, assim como das relações interpessoais e habilidades sociais no contexto da inclusão do aluno na escola e na sociedade.
O objetivo é possibilitar ao inscrito compreender e analisar criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, bem como estudar temas específicos relacionados à pessoa com deficiência intelectual, tais como prevenção das deficiências, família, atitudes sociais, sexualidade, equiparação de oportunidades e profissionalização.
Confira abaixo o cronograma da formação:
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
19/09/2013 – Prevenção às Deficiências | 20/09/2013 – Prevenção às Deficiências |
26/09/2013 – Desenvolvimento: Funções cognitivas, sensoriais e motoras (normal e patológico); | 27/09/2013 – Desenvolvimento: Funções cognitivas, sensoriais e motoras (normal e patológico) |
03/10/2013 – Sobrevoo: Documentos legais sobre Deficiência Intelectual e Correlações: A Escola inclusiva, o Ensino Fundamental e a Deficiência Intelectual; | 04/10/2013 – Sobrevoo: Documentos legais sobre Deficiência Intelectual e Correlações: A Escola inclusiva, o Ensino Fundamental e a Deficiência Intelectual; |
17/10/2013 – Esquema e imagem Corporal da criança com Deficiência Intelectual; | 18/10/2013 – Esquema e imagem Corporal da criança com Deficiência Intelectual; |
25/10/2013 – Mediações da aprendizagem: autonomia, recursos,tecnológicos, daptações Curriculares,Comunicação Alternativa (PECS) e estilos e estratégias de aprendizagem; | 25/10/2013- Mediações da aprendizagem: autonomia, recursos, tecnológicos, Adaptações Curriculares, Comunicação Alternativa (PECS) e estilos e estratégias de aprendizagem; |
31/10/2013 – Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental junto de crianças com Deficiência Intelectual (trabalho com projetos); | 01/11/2013 – Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental junto de crianças com Deficiência Intelectual (trabalho com projetos); |
07/11/2013 – O trabalho realizado em escolas inclusivas no contexto do Ensino Fundamental e o Atendimento Educacional Especializado: estabelecendo parcerias; | 08/11/2013 – O trabalho realizado em escolas inclusivas no contexto do Ensino Fundamental e o Atendimento Educacional Especializado: estabelecendo parcerias; |
21/11/2013 – Desenvolvimento Cognitivo e o Conhecimento Lógico Matemático de alunos com Deficiência Intelectual; | 22/11/2013 – Desenvolvimento Cognitivo e o Conhecimento Lógico Matemático de alunos com Deficiência Intelectual; |
28/11/2013 – Mito em torno da pessoa com Deficiência Intelectual (Sexualidade, agressividade, afetividade) e as relações interpessoais do Deficiente Intelectual (aluno-família/ aluno-aluno/ comunidade escolar); | 29/11/2013 – Mito em torno da pessoa com Deficiência Intelectual (Sexualidade, agressividade, afetividade) e as relações interpessoais do Deficiente Intelectual (aluno-família/ aluno-aluno/ comunidade escolar); |
05/12/2013 – Consultoria Colaborativa na construção do ensaio científico e portfólio. | 06/12/2013 – Consultoria Colaborativa na construção do ensaio científico e portfólio. |
Nossa Cidade
Nova onda de calor no Sudeste chega em breve e pode afetar Hortolândia
Uma nova onda de calor no Sudeste. Isso é o que pode ocorrer nos próximos dias, segundo previsões do Climatempo e do MetSul. Além da nossa região, a alta nas temperaturas afetará o Centro-Oeste e o Sul.
A previsão é a de que o sol chegue forte esta semana e permaneça por até o dia 2 de maio, ou seja, muita hidratação e proteção contra os raios solares.
O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada. Mas além dessas três regiões destacadas acima, parte dos estados de Rondônia, Tocantins e Bahia também sentirão essas mudanças.
Cidades do Centro-Oeste e interior de São Paulo, como é o caso de Hortolândia, poderão atingir marcas de 37ºC a 39ºC.
Nossa Cidade
Confira quando a Praça da Cidadania, em Hortolândia, será inaugurada
Nesta quinta-feira (25), Hortolândia celebra a entrega da Praça da Cidadania, um projeto colaborativo entre o Governo do Estado de São Paulo e o município. A solenidade de inauguração está marcada para as 10h, na Praça da Cidadania de Hortolândia, situada na Rua Congonhas, 505, no Jardim Nova América.
O evento contará com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
O Programa Praça da Cidadania, coordenado pelo Fundo Social de São Paulo, visa estabelecer espaços públicos que promovam inclusão social, ofereçam oportunidades de aprimoramento profissional e incentivem a participação comunitária, especialmente para indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Além de fomentar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer, a praça também servirá como um centro de qualificação profissional, abrigando a Escola de Qualificação Profissional.
Detalhes da inauguração da Praça da Cidadania
A inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia marca um momento histórico, sendo a primeira unidade do programa implantada em um município do interior do estado de São Paulo.
Atualmente, o projeto concentra-se na região da Grande São Paulo, com unidades em Guarulhos, Itapevi, Osasco, Santo André, além dos bairros Vila da Paz e Paraisópolis, na capital paulista. O Fundo Social de São Paulo tem planos para estabelecer outras 14 unidades em todo o estado, ampliando o alcance e o impacto positivo do programa.
Nossa Cidade
Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade
Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.
O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.
Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia
No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.
A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.
Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.
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