Nossa Cidade

Alistamento Militar

A 178ª Junta Militar, com sede em Hortolândia, recebe, desde o início da semana, pedidos de alistamento militar de jovens nascidos em 1997, que completam 18 anos em 2015. O alistamento, que vai até dia 30 de junho, é obrigatório, sendo necessário para que rapazes recebam Certificado de Reservista. Este é um documento pessoal exigido para os homens, maiores de 18 anos, no ato da matrícula em instituições de ensino, posse de cargos de concursos públicos, contratação profissional e outras ocasiões que necessitem da comprovação da dispensa militar.

alistamento militar hortolandia

Anuncio


A Junta Militar é o órgão encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional. O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), instituições da Defesa Nacional. Em Hortolândia, o órgão está vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete, da Prefeitura de Hortolândia.

Como se alistar

Para se alistar, é preciso ir até a sede da Junta Militar e apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de endereço no nome do pai ou da mãe, certidão de nascimento, identidade e CPF, além de duas fotos 3×4 recentes. Caso o jovem não tenha o comprovante de endereço no nome dos pais, é possível apresentar o título de eleitor de 2014 ou uma declaração da escola em que estuda, desde que seja em Hortolândia.

Aqueles que são impedidos por motivos religiosos de prestar serviço militar devem apresentar declaração, com firma reconhecida, assinada pelo responsável pela igreja. O setor de apoio à Junta Militar, órgão vinculado, está localizado na rua Antonio Bernardes, nº 360, no Remanso Campineiro. O horário de atendimento para alistamento é das 8h às 11h.

Juramento à Bandeira

De acordo com o secretário da 178ª Junta Militar, Francisco Lopes dos Santos, após o período de alistamento formal, os jovens ainda poderão procurar a Junta Militar para se alistarem. No entanto, pagarão uma multa. Todos os alistados participam da cerimônia de Juramento à Bandeira, agendada para outubro, em data a ser definida. Durante o evento, os jovens receberão o Certificado de Reservista. Como em Hortolândia não há Tiro de Guerra, todos os alistados são dispensados.

Em Hortolândia

A Junta Militar de Hortolândia fica na Rua Antonio Bernardes, 360, no Remanso Campineiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3865-2262.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo