Nossa Cidade

Alunas da rede municipal estão entre vencedores do prêmio AcelorMittal

Os vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente/2015 já são conhecidos. Na categoria Desenho, duas estudantes da rede municipal de Hortolândia estão entre os agraciados: Isabela Marques da Silva, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Helena Futava Takahashi, e Lorena Santos Herculano, da Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva. Na modalidade projeto, um dos destaques foi a Casa da Leitura Sustentável, da Emef Prof. Cláudio Roberto Marques. Na unidade, a equipe montou uma “casa” com móveis construídos a partir de objetos reaproveitados e material reciclável para abrigar os livros.

O evento de premiação aconteceu na Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, na última segunda-feira (16/11). Pensando em práticas pedagógicas que incentivam o conhecimento, o engajamento político e o entendimento da responsabilidade social, a empresa Belgo Bekaert Arames realiza o concurso, que, neste ano, tem como tema: “Beber, nadar e pescar, uma reflexão sobre a água na nossa vida”.

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, é parceira ativa do concurso do qual participam, neste ano, cerca de 12 mil alunos de 4º e 9º anos do Ensino Fundamental. O concurso consiste em estudos e pesquisas sobre o tema direcionado e se encerra com um desenho que indica uma solução criativa para o problema levantado. O prêmio envolve alunos das redes municipal e estadual.

“Os gestores participam de formação continuada durante todo o ano e recebem material para que os professores e alunos possam desenvolver um trabalho de pesquisa em sala de aula e elaboração dos desenhos e redações que são encaminhados à empresa. A empresa faz a análise e seleção dos trabalhos que passam para a etapa estadual e assim até chegar à etapa nacional”, comenta Adriana Alice de Assis Maciel, analista de comunicação da empresa.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, ressalta ser esta uma parceria enriquecedora. “A educação ambiental é um compromisso de todos. Temos que incentivar nossos alunos a pensar em caminhos que possam resolver os problemas socioambientais e em formas mais conscientes e sustentáveis de convivência humana. O tema deste ano é de grande relevância, pois estamos todos empenhados na conscientização do uso racional da água”, afirma.

Sobre o Prêmio

Em sua 24ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente propõe a reflexão sobre um assunto de grande relevância na atualidade: a água. Com o tema Beber, nadar e pescar: uma reflexão sobre a água na nossa vida, o projeto convida a comunidade escolar a dialogar sobre a necessidade desse recurso para a vida no planeta e a urgência em preservá-lo.

“Beber, nadar e pescar” são exemplos das inúmeras utilidades da água no nosso dia a dia, associadas à produtividade, ao lazer e, principalmente, à sobrevivência. Grandes cidades brasileiras já vivem escassez de água e torna-se fundamental buscar soluções para o consumo sustentável.

Confira os vencedores:

Categoria Desenho 

1º e  2º ano

Isabela Marques da Silva – Emef Prof.ª Helena Futava Takahashi

3º e 5º ano

Lorena Santos Herculano

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva

Categoria Redação

6º e 7º ano

Eloísa Zadi da Costa – EE Guido Rosolen

8º e 9º ano

Leonardo Oliveira da Silva – EE Recreio Alvorada

Projetos Vencedores

EE. Prof.ª Maria Rita Araújo Costa

Projeto: Água: Reaproveitar para não faltar

EMEF Professor Cláudio Roberto Marques

Projeto: Casa da leitura sustentável

EE. Yasuo Sasaki

Projeto: Projeto Água

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo