Connect with us

Nossa Cidade

Alunos da EJA contam histórias de vida em livro

Objetivo da publicação, lançada nesta quinta-feira (22/08), é premiar o esforço dos alunos que voltam à escola e estimular o processo de ensino-aprendizado

Lançamento: Livro Histórias de vida - Alunos EJA Hortolândia

Anuncio

“Eu nasci em Monte Mor e lá morei até 19 anos. Que saudade do meu tempo de criança. No sítio onde morávamos tinha um enorme pomar com vários tipos de fruta, lá eu e mais cinco irmãos passávamos a maior parte do dia brincando e comendo frutas, direto do pé. Não tem nada igual! […] Comecei a estudar em uma escola que havia no sítio vizinho, pois não dava para estudar na cidade, eram mais ou menos uns cinco quilômetros de distância. […] Aos doze anos comecei a trabalhar na cidade como empregada doméstica e meu pai não deixava eu estudar à noite, portanto, parei de estudar. Conheci meu esposo e constitui uma linda família. Moro há 20 anos em Hortolândia e só agora estou concluindo o ensino fundamental. Estou realizando meu sonho, pretendo terminar o ensino médio e fazer um curso técnico. Essa é minha história de vida”. O relato, de Nivalda Lúcia Pereira Silva, aluna da 7ª série A da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, publicado no livro “Histórias de Vida”, organizado pela Secretaria de Educação, ilustra bem a proposta da Prefeitura de Hortolândia com a publicação. Trazer à luz histórias de pessoas comuns, que, por variados motivos, se afastaram da escola e, agora, encontram na EJA (Educação de Jovens e Adultos) a oportunidade de crescer e trilhar novos caminhos, pessoais e profissionais.

A publicação de 48 páginas, contendo 56 relatos de fatos marcantes na vida de estudantes da EJA nesta unidade escolar do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, foi lançada nesta quinta-feira (22/08), na própria escola. A cerimônia contou com a presença dos autores e seus convidados, além da secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, e diretores da pasta. Esta é a 6ª publicação da Prefeitura com relatos de jovens e adultos.

Após o lançamento, a publicação será distribuída entre a comunidade escolar, sobretudo nas turmas da EJA. Na rede municipal, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida há 22 anos, desde a emancipação do município. Acontece em cinco núcleos, envolvendo 658 matriculados, pessoas entre 15 e 80 anos, que cursam da 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Na Emef Caio Fernando, há atualmente cinco salas e 120 matriculados. O objetivo desta modalidade de ensino é ampliar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e garantir formação educacional a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino básico na época prevista.

Advertisement

“A publicação é um incentivo ao trabalho que docentes e gestores vêm realizando nas turmas da EJA, a fim de desenvolver a leitura e escrita entre estes alunos e surjam estes relatos que fazem parte da vida deles”, afirma a diretora de Ensino Fundamental, Kelly Harumi Lírio Tamashiro.

“A produção aconteceu por meio da leitura de outras obras já consagradas. É um trabalho de releitura, um refazer, que estimula a imaginação e a realização de novas leituras, bem como a busca de vagas na EJA”, afirma a assistente de direção da EJA na escola, Roberta Morais Diniz, que assina um dos textos de apresentação do trabalho. “A publicação serve de estímulo, motivação e prêmio. É um trabalho que envolve toda a EJA. Eles participam com prazer. São histórias que contam a própria vida deles, resgatando a auto-estima destes alunos que estavam longe da escola em razão do trabalho, de mudanças. Este processo faz com que eles acreditem em si e dá motivação para que continuem a estudar”, acrescenta.

“Os principais objetivos ao se produzir o livro são resgatar a memória e motivar a produção de texto através do relato. O aluno da EJA tem uma larga experiência de vida que pode e deve ser compartilhada e aproveitada para facilitar a aprendizagem”, explica Maria Elaine Lazarini Parpinelli, professora que organizou o livro. “Os relatos dos alunos são emoção pura, pois eles colocam o que realmente viveram e sentiram. O trabalho de relatos se inicia com a leitura e o estudo de textos de autores consagrados que contam fases de suas vidas. Um dos autores é Fernando Sabino. Lemos alguns capítulos do livro ‘Menino no espelho’. A partir deste estudo o aluno também busca em sua memória fatos que foram marcantes em sua vida. Acredito que a publicação do texto do aluno no livro colabora para que ele aprenda mais e melhor, além de promover a sua auto estima”, complementa.

Lançamento emociona autores e gestores

Advertisement

“É uma noite festiva e estou muito feliz. Este livro traz um pouquinho da história de cada um, com emoção, sentimentos e muita sensibilidade. Eu me emocionei ao ler os textos”, revelou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Durante a cerimônia de lançamento, Maria Elaine também se emocionou. “É um dia especial. Quero agradecer à Secretaria de Educação por apoiar este trabalho e aos alunos que todas as noites fazem a diferença nesta escola”, afirmou.

“É uma sensação maravilhosa ver seu texto publicado. Saber que as pessoas vão ler e este livro vai ficar na história da gente, da escola e da cidade”, confessa Joyce Fernanda dos Santos Claudini, aluna da 7ª série A e autora do texto “Meus momentos”. “Apesar de parecer simples, este livro é muito importante para a gente. Somos os autores de nossa história”, afirma Nivalda Lúcia Pereira Silva, autora do texto “Doce infância”. “Contei uma parte da minha história, que começou no Pernambuco e chegou em Hortolândia e vai ficar neste livro para ser contada para meus amigos, filhos e até os netos”, diz, emocionado, Silvio Pedro Canário, aluno da 6ª série A e autor do texto “Jesus”.

Confira a relação de escolas que oferecem a EJA/2013:

Emef Jardim Amanda I (CAIC)
EJA II (4 salas ) / EJA I (2 salas)
Av. Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda II, f. 38976055/ 38653462

Advertisement

Emef Jardim Sumarezinho
EJA II (4 salas) / EJA I (1 sala)
Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jd. Sumarezinho, f. 38092010

Emef Boa Esperança
EJA II (4 salas) / EJA I (1 sala)
Rua 14, 400, Jd. Boa Esperança, f. 39099033/ 39099050

Emef Caio Fernando Gomes Pereira
EJA II (4 salas ) / EJA I (1 salas)
Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, f. 38196093 / 38196057

Emef Marleciene P. Presta Bonfim
EJA II (4 salas) / EJA I (1 sala)
Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro, f. 38652844 / 38974175

Advertisement

OBS: Para o 1º semestre letivo, as matrículas são feitas em novembro e para o 2º semestre, em junho. A divulgação se dá através de carro de som, cartazes e panfletos.

Veja também a lista de publicações:

“Histórias de Vida”, da Emef Sumarezinho, em 2008
“Histórias de Vida”: Entre alunos da EJA: partilhadas, sentidas, narradas, da Emef Sumarezinho, em 2010
“Minha História, Minha Vida”, da Emef Nova Hortolândia (2010);
“Minha História, Minha Vida”: as histórias que constroem a história da EJA de Hortolândia, da Emef Jardim Amanda I (CAIC), em 2010
“Histórias com Sabor”, do projeto Interaja, em 2011
“Histórias de Vida”, da Emef Caio Fernando/ Nova Hortolândia, em 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

concurso concurso
Brasil35 minutos ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 hora ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região2 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes13 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade17 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade18 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade19 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

Advertisement
cinema

Populares