Nossa Cidade

Alunos da rede municipal participam de avaliações nacionais

Prova Brasil e ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) serão aplicadas entre os dias 12 e 21 de novembro

Alunos da rede municipal participam de avaliações nacionais

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, aplica, em escolas rede municipal, a partir desta terça-feira (12/11), duas avaliações elaboradas pelo Governo Federal. Uma delas é a Prova Brasil, que envolve cerca de 2.500 alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Outra é a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), voltada a todos os estudantes de oito anos de idade, que cursam o 3º ano do Ensino Fundamental.

Esta é a primeira edição da avaliação ANA, que faz parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O Pacto começou a ser implementado em 2013.

Sistema de Avaliação da Educação Básica

Com a criação da ANA, o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) agora passa a ser composto por três avaliações do sistema de ensino púbico do Brasil. As outras duas são a ANEB (Avaliação Nacional da Educação Básica), mais conhecida como SAEB, e a ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida como Prova Brasil.

A Prova Brasil é elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais). A média das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtida no exame, bem como o rendimento escolar são os indicadores que compõem o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico).

Ciclo de Alfabetização

A ANA tem como objetivo avaliar a fase final do Ciclo de Alfabetização. Por meio dela serão levantados os indicadores que contribuíram para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. A estrutura da avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

De acordo com a portaria 482, de 07 de junho de 2013, do Ministério da Educação, a ANA será anual, censitária, de larga escala e externa aos sistemas de ensino público. Ela servirá para coletar e sistematizar dados e produzir índices sobre o nível de alfabetização e letramento dos alunos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental, além de revelar informações sobre as condições do ambiente escolar que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem. Cada escola deve receber seu resultado global, como acontece com o IDEB hoje.

A ideia do MEC é que a ANA contribua para o desenvolvimento, em todos os níveis, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da Educação brasileira, melhorando, assim a qualidade do ensino ao reduzir desigualdades e democratizar a gestão do sistema.

De acordo com Cleudice Baldo Meira, secretária de Educação, as avaliações fazem parte do fortalecimento de políticas públicas educacionais. “São avaliações processuais. O objetivo desta avaliação será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo e ser mais um instrumento para analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para melhor qualidade educacional”, ressaltou.

Confira o cronograma de Aplicação da ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e da Prova Brasil/ 2013

12 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Dona Ana José Bodini Januário

EMEF Drª Zilda Arns Neumann

EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre (antiga Adelaide)

EMEF Jd. Amanda I – CAIC

EMEF Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo (antiga Stefânia)

EMEF Profª Maria Célia Cabral Amaral

EMEF Renato Costa Lima

EMEF Tarsila do Amaral

13 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Caio Fernando Gomes Pereira (antiga N. Hortolândia)

EMEF Prof. Cláudio Roberto Marques

EMEF Profª Janilde Flores Gaby do Vale

EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim

EMEF Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva”

EMEF Viva Mais

14 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEB Interlagos

EMEF Helena Futava Takahashi

EMEF João Calixto da Silva

EMEF Profª Patrícia Maria Capellato Basso (antiga S. Sebastião)

EMEF Villagio Ghiraldelli

21 DE NOVEMBRO DE 2013

EMEF Armelinda Espúrio da Silva

EMEF Boa Esperança

EMEF Jd. Nova Europa

EMEF Jd. Primavera

EMEF Jd. Santiago

EMEF Jd. Sumarezinho

EMEF Salvador Zacarias Pereira Junior

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo