Nossa Cidade

Alunos de Hortolândia são selecionados em concurso de redação sobre o medo

Seleção em etapa municipal deu direito a visita aos estúdios da EPTV em Campinas

alunos de hortolandia no estudio da eptv na escola

Anuncio


Trinta alunos de Hortolândia que cursam a 8ª série da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o 9º ano do Ensino Fundamental II em escolas da rede municipal, estadual e particular, tiveram a oportunidade de visitar os estúdios da afiliada à Rede Globo, em Campinas. Eles foram selecionados na etapa municipal da 16ª edição do projeto “EPTV na Escola”, após escreverem redação sobre o tema “Viver. Você tem medo de quê?”

O objetivo do projeto é levar o jovem a uma reflexão de modo a perceber e pensar sobre os próprios medos. Durante a visita, realizada na última sexta-feira (13/09), os alunos conheceram de perto os estúdios, aprenderam mais sobre o trabalho realizado pela emissora e também visitaram um dos shoppings da cidade, no qual puderam almoçar e ir ao cinema. Em todas as atividades, os estudantes estiveram acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal da Educação.

Neste ano, o tema do concurso está ligado a ações pedagógicas da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, que ofereceu aos profissionais da rede municipal formação sobre “As regras na escola que pretende formar para autonomia”. Além disso, entregou a bibliotecas escolares e alunos do Jardim I da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental exemplares da coleção “Pode ou não pode?”, da Profª Drª Luciene Regina Paulino Tognetta, estudiosa do Bullying. Os livros trabalham conceitos como autonomia, regras, respeito às diferenças, limitações e valorização das aprendizagens de cada criança.

A ideia do concurso é incentivar os alunos a escreveram uma redação sobre o tema proposto com o mínimo de 15 e o máximo de 25 linhas. A comissão que avaliou as redações observou os seguintes quesitos: título sugestivo, coerência com o tema, unidade: desenvolvimento lógico das ideias, originalidade/criatividade, adequação lingüística, utilização de fatos relevantes e diferenciais sobre o tema, trazendo-o do contexto global para o local, evidência de que o tema foi debatido em sala de aula: reflexão sobre o tema, utilização de mecanismos de enfrentamento do medo: possibilidades de superação e evidências de que o texto possa virar uma reportagem.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a participação no projeto tem oportunizado aos alunos reflexões interessantes sobre o contexto do seu cotidiano. “É um valioso instrumento que auxilia na prática de produção textual, com o foco no gênero jornalístico. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto adquirem conhecimentos, ampliam sua visão de mundo e dialogam sobre seus medos e os que atingem a sociedade atual e a forma de enfrentá-los”, ressaltou.

Próximas etapas
A partir das 30 redações selecionadas na etapa municipal, haverá nova triagem. Na etapa semifinal, a emissora selecionará até 60 redações entre todas as cidades participantes, que serão divulgados pela internet no dia 9 de outubro, no site http://www.viaeptv.com/eptvnaescola.

Na última etapa do concurso, a EPTV fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região, que se transformarão em reportagens televisivas. Os nomes dos dez alunos finalistas serão divulgados nos telejornais da emissora em 29 de outubro. Os estudantes finalistas receberão como prêmio de participação um televisor HD, enquanto que a escola do 1º colocado na classificação final receberá um equipamento de data show como premiação.

Veja abaixo o nome dos alunos de Hortolândia selecionados na etapa municipal:

Rede municipal:
Nivalda Lúcia P. da Silva – Emef Caio Fernando Gomes Pereira
Natália Salvador Dutra – Emef Caio Fernando Gomes Pereira
Ana Lúcia Bergamine Corneta – Emef Profª Marleciene P. Bonfim
Daniela Oliveira de Jesus – Emef Jd. Boa Esperança
Jessica de Souza Dutra – Emef Jd. Boa Esperança
Sirlene Lopes de Farias – Emef Jd. Sumarezinho
Silvia Helena Cintra – Emef Jd. Sumarezinho
Gleiser Farias – Emef Jd Amanda I
Mayara Nayane Moreira dos Santos – Emef Jd. Amanda I

Rede estadual:
Cássia de Carvalho Pereira – EE Jonatas Davi Visel Dos Santos
Stella Cristine da Silva – EE Profª Cristiane Chaves Moreira Braga
Larissa Rodrigues dos Santos – EE Larissa Rodrigues Dos Santos
Mariana Barbosa de Oliveira – EE Guido Rosolen
Sara Raquel Visel dos Santos – EE Profª Hedy Madalena Bocchi
Ana Laura Nascimento da Silva – EE Profª Conceição Ap. Terza Gomes Cardinalis
Maria Luiza Cantarini – EE Prof. Antonio Zanluchi
William de Freitas Lesse – EE Profª Paulina Rosa
Rebeca Romão – EE Prof.Manoel Ignácio Da Silva
Polyana Gasdovich N. Francisco – EE Profª Liomar Freitas Câmara

Rede particular:
Giovana Zaquias Santiago – Escola Gaber
Sabrina Bonfim Barbosa – Escola Gaber
Gabrielle Pereira Moura – Iasp
Victória Giulia Soares Locce da Silva – Iasp
Isabela Oliveira Souza – Colégio Clemente Pavan
Diogo Palermo Gonçalves – Colégio Clemente Pavan
Eder Ferreira Júnior – Colégio Petrus
Natasha Aryadne de Oliveira Benson – Colégio Petrus
Gabriela Figueiredo Borges – CE Sesi
Tayna Ferreira Barbosa – CE Sesi
Larissa Carpejani – CE Sesi

Confira o cronograma da seleção:

Outubro:
Primeira quinzena – semifinal: pré-seleção realizada por jornalistas da EPTV Campinas, para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final.
09/10/2013: Divulgação dos semifinalistas no site da EPTV: www.eptvnaescola.com.br – clicar em Campinas.
14/10/2013: Uma comissão escolhida pela EPTV selecionará os 10 finalistas da região.
22/10/2013: Última cidade, conforme cronograma de visitas, que fará visita na EPTV de Campinas.
29/10/2013: divulgação dos nomes dos 10 finalistas em nossos telejornais em suas duas edições: Jornal da EPTV e Jornal Regional, e no site da EPTV: www.eptvnaescola.com.br – clicar em Campinas.

Novembro:
Produção das reportagens dos dez finalistas nas respectivas cidades dos alunos e edição da série de reportagens baseadas nas redações dos alunos.
Início de exibição das reportagens das redações dos alunos, sendo uma por dia de segunda a sábado.
07/11/2013: Os dez classificados permanecem um dia em Campinas, com 1 (um) acompanhante.
08/11/2013: Solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos finalistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo