Nossa Cidade

ANTT e ALL aprovam projetos de Hortolândia para segurança em passagens de nível

Representantes dos órgãos vistoriaram trechos de passagem sobre a linha férrea, na semana passada

Aprovados projetos da cidade em passagens de nível
Técnicos da ANTT e ALL durante vistoria em obras na linha férrea

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em ações e projetos que resultem em maior segurança para pedestres nas passagens em nível da cidade receberam elogios de representas da ANTT (Agência Nacional de Transportes terrestres) e da concessionária ALL (América Latina Logística). Na última semana, o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, recebeu o inspetor da ANTT, Nelson Miguel Marino Junior, e a gerente de relações institucionais e patrimônio da ALL, Andriele Rodrigues. Eles vistoriaram todos os trechos do município onde há passagens de pedestres sobre a ferrovia.

Anuncio


Hortolândia apresenta quatro travessias de pedestres sobre a linha férrea: na Vila Real, onde também há conflito com o sistema viário da avenida São Francisco de Assis; no Remanso Campineiro, próximo ao Shopping Hortolândia; e nos bairros Jardim Sumarezinho e Chácaras do Coelho.

Na Vila real, a Prefeitura implantou canteiro central e lombada eletrônica de 30 km/h nos dois sentidos da avenida, com objetivo de diminuir a velocidade dos veículos. No mesmo trecho, a ALL implantou sinal sonoro e visual durante a passagem das composições. Além disso, a concessionária realizou manutenção nos trilhos, com a colocação de contratrilhos entre as ferragens, diminuindo o vão no solo. Esta medida garante maior estabilidade dos automóveis durante a travessia, e a segurança dos pedestres, com um pavimento mais regular. “Nossas ações de melhoria na segurança deste trecho foram bastante elogiadas pelos técnicos, que viram nossos esforços em garantir a integridade da população”, comentou o secretário.

Na passagem em nível da região central, localizada atrás do Shopping Hortolândia, será construída uma passarela. A Secretaria de Planejamento Urbano prepara a documentação para licitar a obra, ainda neste ano. Já nas travessias do Jardim Sumarezinho e da Chácaras do Coelho, a Administração Municipal vai construir uma barreira, impedindo a utilização do trecho por pedestres.

Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT. A decisão da Prefeitura em implantar os mecanismos de segurança também segue as recomendações do Ministério Público, que acompanha algumas cidades da região cortadas pela linha férrea. Como, no futuro, as cidades podem assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para colaborar com a segurança nas passagens em nível, Hortolândia se adianta e garante a segurança da população. “O Ministério Público tem reconhecido o esforço de Hortolândia para regularizar as passagens de nível do município, o que trará um ganho inestimável na segurança e qualidade de vida para os nossos munícipes”, enfatizou Zanibon.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo