Nossa Cidade

Arrastão contra a Dengue prossegue neste final de semana

Dando sequência às atividades de combate à Dengue e Chikungunya, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste final de semana, arrastão no Jardim Amanda, Loteamento Adventista Campineiro e Condomínio Flamboyant. Diariamente, agentes de saúde realizam ações de conscientização junto à população. Aos finais de semana, arrastões colaboram para manter a cidade limpa e os moradores em alerta.

No sábado (31/01), agentes de Saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vão percorrer imóveis do Jardim Amanda em busca de criadouros dos mosquitos transmissores das doenças. Neste dia também haverá operação cata bagulho, com apoio de caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos na remoção de entulho e materiais inservíveis. No domingo (01/02), é a vez das casas do Loteamento Adventista Campineiro e Condomínio Flamboyant receberem a ação de orientação.

Anuncio


A população deve colaborar com o trabalho, abrindo a residência para visita e inspeção dos agentes. Os profissionais estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá da Prefeitura.

No dia a dia, a população pode ajudar mantendo quintais e residências livres de objetos que acumulem água. Vasos de plantas e vasilhas de animais devem ser observados constantemente. Garrafas de vidro precisam ser guardadas viradas para baixo e protegidas da chuva. Pneus velhos e outros materiais sem uso devem ser descartados corretamente, colaborando também para a proteção ambiental. Evitar a dengue é um dever de todos.

De acordo com o último balanço, divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município, Hortolândia registra 16 casos positivos de Dengue neste ano.

Ação regional

O combate à dengue foi assunto do último encontro do CDRMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas), na terça-feira (29/01). O Conselho destinará R$ 1,4 milhão do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para aquisição de veículo com equipamento de som, nebulizador e material gráfico para ações educativas nas cidades da região.

De acordo com a Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, a intenção é planejar ações regionais para evitar uma nova epidemia na Região. “A Agemcamp e o Conselho priorizam o combate, somando esforços com os municípios e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), da Secretaria de Estado da Saúde, que já realizam trabalhos preventivos”, disse.

Para a secretária de Saúde de Hortolândia, Paula Nista, o investimento irá colaborar na intensificação das atividades de combate à doença. “É uma novidade muito bem vinda este investimento para aquisição de equipamentos. Hortolândia já possui material para nebulização e orientação da população, mas todo reforço é positivo nesta questão tão importante para todos os municípios da região. É um esforço conjunto com um único objetivo”, enfatizou Paula.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo