Nossa Cidade

Campanha Fique Sabendo terá plantão tira dúvidas sobre HIV e Sífilis no Shopping Hortolândia

Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura estarão no Shopping Hortolândia, nesta terça-feira (1º/12), das 11h às 15h, para tirar dúvidas da população sobre HIV/Aids e Sífilis. O Shopping fica na rua José Camilo de Camargo, nº 05, no Remanso Campineiro. A ação faz parte das atividades da campanha Fique Sabendo, de testagem gratuita para detecção das doenças. O teste pode ser realizado gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município, sem encaminhamento médico, durante o período da campanha, que começou no dia 23 deste mês e encerra nesta terça-feira. Após este prazo, interessados podem realizar o teste no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/AIDS de Hortolândia), unidade de referência neste tipo de atendimento em Hortolândia.

A campanha marca a mobilização nacional pelo dia 1º de Dezembro, Dia Internacional de Luta Contra a Aids. A ação é organizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e os municípios.

Anuncio


Mais de 60 profissionais de Hortolândia estão capacitados para fazer a coleta de amostra de fluido oral para teste rápido de HIV, além do teste rápido de Sífilis, realizado com amostra de sangue de uma picada na ponta do dedo. O resultado é apresentado em menos de 10 minutos.

Neste ano, a Prefeitura tem como meta ultrapassar a testagem de mais de mil pessoas, número de testes realizados em 2014. Para isso, além das unidades de saúde, pontos estratégicos foram incluídos na campanha, a fim de ampliar a conscientização da população. Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maior a chance de tratamento com sucesso.

Amdah

Em Hortolândia, o Amdah é a unidade de saúde de referência para testagem de HIV e Sífilis. Mesmo quando a campanha “Fique Sabendo” não está em divulgação, o teste é realizado gratuitamente no Amdah. No local, também são oferecidos medicamentos para Aids, estágio em que o vírus HIV manifesta sintomas, afetando a imunidade do paciente. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O telefone é (19) 3897-3653.

Neste ano, foram diagnosticados 39 novos casos de HIV, sendo que 21 pacientes tem AIDS, ou seja, já manifestam sintomas da doença. Todos os pacientes são acompanhados pelos profissionais do Amdah, como infectologista, psicólogo, assistente social e profissionais de enfermagem.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo