Nossa Cidade

Cemitério Parque Hortolândia prepara estrutura para Finados

Atividades infantis supervisionadas, chuva de pétalas, cortes de cabelo e medição de glicemia e pressão arterial estão entre as atividades do Cemitério Parque Hortolândia para o dia 2 de novembro

petalas-cemiterio

Anuncio


Chuva de pétalas é uma das atrações do Cemitério Parque Hortolândia para o Dia de Finados

Mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, o Cemitério Parque Hortolândia – único da cidade – irá oferecer uma programação completa para o Dia de Finados com atividades gratuitas para crianças e adultos. Para este ano, o Grupo Flamboyant – administrador do empreendimento – espera receber mais de 20 mil pessoas, já que a data (2 de novembro) cai em um domingo.

Como vem acontecendo desde que o grupo assumiu a administração do espaço, há 5 anos, os visitantes terão acesso a todas as atividades, que vão das missas e cultos evangélicos durante todo o dia, até serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, cortes de cabelo, cantinho da criança monitorado e sorteio de voos panorâmicos de helicóptero.

Às 8h da manhã, a programação tem início com uma missa católica celebrada pelo Monsenhor Décio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A segunda missa católica será celebrada às 11h, pelo Padre Alfiero, da Paróquia São Guido Monforte. O primeiro culto evangélico será realizado às 10h, pelo pastor Daniel Manetta, da Igreja Adventista. E, às 14h, o Pastor Benhur, também da Igreja Adventista, celebra o segundo culto do dia. A tradicional chuva de pétalas está agendada para às 16h.

Entre os grandes diferenciais da programação deste ano, o Cemitério Parque Hortolândia aderiu também, para este dia de Finados, à Campanha Nacional ‘O que eu quero fazer antes de morrer’, lançada pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (SINCEP).

De acordo com o diretor administrativo do Grupo Flamboyant, Ercy Soares, em quadros brancos, os visitantes são convidados a refletir de forma lúdica e interativa sobre a vida. “Com frases, pedidos, desenhos ou apenas uma reflexão, nós convidaremos nossos visitantes a refletir sobre a vida, respondendo à pergunta ‘o que eu quero fazer antes de morrer?’ , já que falar sobre morte é falar também sobre a vida que ainda queremos ter”, explica Ercy Soares. Segundo o SINCEP, a campanha foi aderida por 15 estados e deve atingir cerca de 25 milhões de pessoas em todo o país.

O cantinho da criança, com pula-pula, cama elástica, pintura de rosto, algodão doce e pipoca, será monitorado durante todo o dia para que as famílias possam prestar suas homenagens com tranquilidade e segurança. Outra novidade fica por conta da ‘árvore da homenagem’, onde os visitantes também serão convidados a participar deixando mensagens aos entes queridos já falecidos.

Com atenção à qualidade de vida da população, o Grupo Flamboyant mais uma vez vai oferecer exames de glicemia e aferição de pressão arterial, realizadas por profissionais da área da saúde. A equipe do Ciaff – Centro de Apoio a Família Flamboyant – oferecerá, com o mesmo intuito, orientações sobre prevenção e controle do estresse e qualidade de vida. Na ocasião, também serão dadas informações sobre processo de luto e de como fazer parte do grupo de apoio às famílias enlutadas oferecido pelo Ciaff, através de profissionais especializados na área. Para garantir a comodidade dos visitantes, toda a estrutura de venda de flores estará disponível no próprio cemitério. Além de pontos de venda de plano funerário e jazigos, que também estarão espalhados pelo local.

Com mais de 46 anos de atividades na Região Metropolitana de Campinas, o Grupo Flamboyant comemora os primeiros passos em direção a um conjunto de melhorias propostas ao único cemitério da cidade. Desde 2008, o grupo administrador conseguiu aumentar em 101,6% as vendas do cemitério, com cerca de 70 sepultamentos ao mês, número que é maior do que o real números de falecidos por mês na cidade de Hortolândia. “Este dado nos revela um fato muito importante. Estamos atendendo às populações vizinhas, que vêm em nosso empreendimento um local seguro e com bom custo-benefício”, afirma Ercy Soares.

Há 46 anos no mercado, o Grupo Flamboyant criou e já administrou importantes empreendimentos que fizeram parte do desenvolvimento de Campinas, como o Cemitério Flamboyant, o Cemitério Aléias, os Sítios de Recreio Gramado, o Condomínio Chácaras Alto da Nova Campinas e o Condomínio Oak Hills.

Entre as melhorias geradas pelo Grupo Flamboyant ao Cemitério Parque Hortolândia, além das constantes intervenções na infraestrutura do espaço, está a criação dos jardins familiares, um jazigo especial com localização privilegiada e amplo espaço, para acomodar no total nove sepulturas. “Desde que assumimos a administração do Parque Hortolândia, que é um cemitério privado, mas, por ser o único da cidade, atende de forma gratuita à população carente, estamos constantemente realizando melhorias para melhor receber a população de Hortolândia e região no momento do luto. Já investimos aproximadamente cerca de meio milhão de reais com as reformas, revitalizações e novos jazigos, e o nosso planejamento é a melhoria contínua”, finaliza Ercy Soares, diretor administrativo do Grupo Flamboyant.

 

Hortolândia

Localizada entre os grandes pólos industriais do país, Hortolândia é o sétimo município mais rico da Região Metropolitana de Campinas e sua população está estimada em mais de 200 mil habitantes. O município, que é considerado um importante pólo químico-farmacológico, beneficiou-se economicamente por estar ao longo da Rodovia Anhanguera, ser limítrofe de Campinas e estar próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

 

O Grupo Flamboyant

O Grupo Flamboyant, que comemora 45 anos de atividades em Campinas, controla empresas que participam do desenvolvimento da cidade, criando e participando de importantes empreendimentos como Cemitério Flamboyant, Cemitério Aléias, Sítios de Recreio Gramado, Condomínio Chácaras Alto da Nova Campinas e Condomínio Oak Hills.

Em 2001, ele criou o Plano Flamboyant de Assistência Familiar, que tem como objetivo dar total apoio e suporte no momento do luto. Além de solucionar todas as questões burocráticas e oferecer cobertura funerária completa, o plano prevê acompanhamento e atendimento psicológico, a fim de garantir a seus associados o apoio, conforto e tranquilidade necessários no luto.

Já em 2005, ampliou suas atividades com a Funerária Metropolitana de Campinas – FMC, localizada na cidade de Hortolândia e com capacidade para atender toda a região metropolitana e também outros estados. Em 2009, assumiu a administração do Cemitério Parque Hortolândia, complementando ainda mais sua atuação no segmento de “Death Care”, ou seja, “Cuidados com o Luto”. O diretor do Grupo Flamboyant, Ercy Soares, é Vice-Presidente da Regional Sudeste do Sindicato dos Cemitérios Particulares do Brasil (SINCEP).

 

SERVIÇO

Programação Finados – Dia da Memória do Cemitério Parque Hortolândia

Data: 2 de novembro (domingo), das 8h às 18h

Local: Cemitério Parque Hortolândia

Rua Fernando de Noronha, s/nº – Jd. Nova Europa

Hortolândia/SP – CEP 13184-850

Informações: 19 3909.0237

8h – Missa – Monsenhor Décio – Paróquia N. Sra. do Rosário

10h – Culto – Pastor Daniel Manetta – Igreja Adventista

11h – Missa – Padre Alfiero – Paróquia São Guido Monforte

13h30 – Sorteio de Voos de Helicóptero
14h – Culto – Pastor Benhur – Igreja Adventista

16h – Chuva de Pétalas

Cortes de cabelo e atendimentos ambulatoriais por ordem de chegada.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo