Nossa Cidade

Centro Cultural “Inês Afonso” realiza roda de capoeira

Evento aberto ao público acontece neste sábado (07/11), das 9h às 12h

Aprendizes do curso livre de capoeira promovido pela Prefeitura de Hortolândia no Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”, órgão da Secretaria de Cultura, realizam roda de capoeira, neste sábado (07/11), das 9 às 12h. Aprendizes da Associação de Moradores do Jardim São Sebastião também participam da apresentação, que é aberta ao público. O espaço está localizado na Rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda II. A ação celebra o início do mês da Consciência Negra.

Anuncio


A iniciativa é do contra mestre Leonardo Lopes, arte-educador dos espaços culturais da Secretaria de Cultura e também da Associação do Jardim São Sebastião. Lopes abrirá o evento falando sobre a importância da Capoeira Angola na luta contra o racismo e a discriminação. Segundo ele, a atividade visa difundir a roda de capoeira como símbolo da luta pela integração das pessoas.

Segundo o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, é fundamental realizar e apoiar ações que reforcem a luta contra o racismo, a discriminação e o preconceito racial. “A roda de capoeira expressa esta consciência da igualdade e do valor de nossa herança cultural africana. Além disso, é uma importante manifestação cultural, reconhecida internacionalmente e patrimônio cultural imaterial da Humanidade pela Unesco”, enfatiza o secretário.

A programação do mês da Consciência Negra, apoiada pela Prefeitura, contará ainda com a exposição “Negras vozes, linda cor!”. De 16 a 19 deste mês, o Centro Cultural promoverá a exposição de LPs (discos de vinil) de bandas, cantores e cantoras negras brasileiras dos anos de 1960 a 1990. O objetivo é apresentar algumas contribuições do povo negro na música popular brasileira. O acervo é do contra mestre Leonardo Lopes, que cedeu a coleção para a realização da mostra.

SERVIÇO:

Palestra e roda de Capoeira

Data: 07/11/15, das 9 às 12h
Local: Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”, Rua Casemiro de Abreu, s/nº | Jardim Amanda II
Ane Medina Néri

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo