Nossa Cidade

Centro de Apoio e Fortalecimento às Entidades inicia atividades

Prefeito Antonio Meira inaugura novo espaço para o atendimento e fortalecimento ao 3º setor

inauguração CAFE

Anuncio


A política de assistência social é realizada por meio de um conjunto integrado de ações e de iniciativas públicas e da sociedade que, a partir desta terça-feira, dia 3, recebem uma atenção especial por meio C.A.F.E (Centro de Apoio e Fortalecimento às Entidades), inaugurado pelo prefeito de Hortolândia, Antonio Meira (PT). Localizado na rua Alberto Gomes, nº 18, Jardim Paineiras, o C.A.F.E. tem o objetivo fortalecer as ações das entidades sem fins lucrativos do município. O evento contou com a presença da deputada estadual Ana Perugini (PT).

Em seu discurso, Meira destacou a importância do terceiro setor para o desenvolvimento da cidade. “A construção de uma cidade não se faz somente com o concreto de novos prédios, pontes e reformas. Nossa Administração trabalha para a população. As ONG’S (Organizações Não Governamentais) realizam atividades de grande importância na vida da população e nossa parceria favorece diretamente os cidadãos. O objetivo para o próximo ano é dobrar a subvenção para as entidades”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, a partir da segunda quinzena deste mês, entidades poderão fazer o cadastramento no C.A.F.E. “Neste primeiro momento organizaremos as entidades que já possuem registros e depois convidaremos os interessados em desenvolver novos projetos. O nosso trabalho deixa de ser meramente básico e passa ser educativo com as entidades do 3º setor, pois desejamos fortificá-las para que possam atender o maior número de cidadãos. Além de fortalecer as entidades, estamos abertos a agregar novos projetos. Para isso é fundamental deixarmos de pensar no assistencialismo e trabalharmos em conjunto com metas em busca de capacitação e qualificação para os cidadãos que necessitam de um cuidado maior, nos locais que a Prefeitura ainda não conseguiu chegar”, disse.

Cerca de 40 entidades estão registradas na Prefeitura. As entidades desempenham atividades socioeducativas e inclusivas. Segundo o coordenador da ONG Grupo Arja, Cristian Fioravanti, é gratificante poder colaborar com o próximo. “Com o fortalecimento aumentam-se os recursos e, consequentemente, a oferta de atendimentos aos frequentadores das entidades. Com o C.A.F.E vamos ter a oportunidade de desenvolver novos projetos, além de fazer o aprimoramento da documentação, trabalhar melhor o administrativo e o jurídico da ONG”, comentou.

O C.A.F.E realizará o monitoramento e avaliação prioritariamente dos serviços socioassistenciais, com o objetivo de agilizar os atendimentos e as demandas geradas pelos munícipes frequentadores das entidades, nas áreas de educação, saúde e inclusão social.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo