Nossa Cidade

Centro de Educação Musical leva apresentações a escolas integrais municipais

Música feita por crianças para crianças. Em agosto, a Prefeitura de Hortolândia, por meio de parceria entre as secretarias de Cultura e Educação, promove a Mostra de Iniciação Musical. O evento trará apresentações gratuitas dos alunos do curso de Iniciação Musical, ministrado no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), para estudantes de quatro escolas municipais de tempo integral. As apresentações acontecem de manhã e à tarde e começam no dia 7 de agosto, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Santiago.

As outras unidades de ensino a receber o grupo de pequenos musicistas, que têm idade entre 8 e 10 anos, são: Emef Profª Patrícia Maria Capelato Basso, Emeb Interlagos e Emef Viva Mais (veja abaixo a programação completa).

Anuncio


Os instrumentos apresentados pelas crianças serão: xilofones (soprano, contrato e baixo); metalofones (soprano, contralto e baixo); triângulo, chocalhos; tambores; flautas doces e claves.

Segundo o responsável pelo projeto, maestro Márcio Beltrami, o objetivo da iniciativa é fazer com que os alunos de Iniciação Musical fiquem mais desinibidos e também incentivar novos talentos. “Desta forma, os estudantes vão se acostumando com a ideia de se apresentar em público desde cedo e, ao mesmo tempo, incentivamos outras crianças a participar do curso no CEMMH”, explica Márcio. “Temos alunos de toda a cidade no Centro de Educação Musical. Assim também promovemos uma convivência sócio-cultural entre crianças de diversos bairros”, acrescenta o maestro.

 Introdução ao mundo da música

A Mostra de Iniciação Musical acontece após todo semestre de trabalho dos alunos da formação em Iniciação Musical no CEMMH. A cada semestre, os estudantes aprendem novo repertório em sala de aula.

O objetivo do curso é introduzir crianças com idade entre 8 e 10 anos ao mundo da música. A formação tem duração de 1 a 2 anos e, de forma lúdica, tem aulas que ensinam diferentes sons, ritmos, harmonias e melodias.

 Os estudantes veem tais elementos em atividades que utilizam expressões corporais, instrumentos da bandinha rítmica e jogos musicais e repertório adequado para cada faixa etária da turma. Muitas vezes, os encontros são os primeiros passos rumo à escolha profissional de futuros musicistas.

Entre os benefícios proporcionados às crianças pelo curso de Iniciação Musical estão a socialização, a desinibição, o senso de responsabilidade e o comprometimento com o grupo e os estudos. Além disso, exercita a concentração e passa a ter mais facilidade para enfrentar desafios.

Inscrições

As inscrições para o curso de Iniciação Musical do CEMMH são permanentes e a formação de turmas ocorre de acordo com a demanda. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia, por meio do telefone 3909-1843. O órgão fica na Rua Vicente Palhão, s/nº, no Jardim Santa Cândida.

 Mostra de Iniciação Musical

Data Local Horário
Manhã Tarde
07/08 EMEF Jd. Santiago – Rua Salvador (ant. Rua Projetada 4), 500, Jd. Santiago 9h 15h
14/08 EMEF Profª Patrícia Capelato Basso – Rua Lírio do Campo, 155, Residencial São Sebastião 9h 15h
21/08 EMEB Interlagos – Rua Joaquim Marcelino, 26, Jd. Interlagos 9h 15h
28/08 EMEF Viva Mais – Rua Paraguai, 152, Jd. Santa Clara II 9h 15h

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo