Nossa Cidade

Combate à dengue é intensificado em Hortolândia

Prefeitura realiza ação, neste final de semana (19 e 20/07), no Parque dos Pinheiros, Jardim Santana e Remanso Campineiro; alerta é para que no inverno piscinas sejam supervisionadas
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde- Atenção Básica e Especializada, intensifica as ações de combate à dengue, aos finais de semana, sobretudo em regiões que apresentam maior foco da doença. No inverno, o trabalho de prevenção tem como foco as piscinas, menos utilizadas nesta época do ano.
Neste sábado (19/07), agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), visitam casas no Parque dos Pinheiros e Jardim Santana, das 8h às 17h. No domingo (20/07), o combate acontece no Remanso Campineiro, das 8h às 12h.
A Prefeitura faz sua parte, com a realização de arrastões em todos os bairros. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam moradores sobre como evitar a doença e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos.

Cuidado com as piscinas
O alerta da diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida Mantuan, é para que os moradores fiquem atentos, mesmo no período do inverno e de variação de temperatura. “No inverno, as piscinas de casas, chácaras e condomínios normalmente têm sua utilização reduzida. A água parada pode servir de local para procriação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é preciso tomar cuidado com estas instalações, realizando a limpeza periódica e cuidando para que as larvas do mosquito não se desenvolvam no local. Pedimos a colaboração dos munícipes para que possamos fazer um melhor controle para o próximo verão. A ação de controle da doença é um dever de todos”, reforça Cilene.
“Mesmo que as piscinas estejam sem uso, é preciso ligar a bomba de movimentação de água pelo menos uma vez por semana. Com o auxílio do cloro específico para a higienização, não terá como as larvas se desenvolverem. Por isso, o ideal é que as piscinas vazias também sejam supervisionadas constantemente”, explica gerente administrativo do CCZ, Ibraim Almeida.
Um erro comum é usar lona ou plástico para proteger as piscinas. Isso acaba formando uma bolha sobre a superfície que, em caso de chuva, acumula água e serve de criadouro. “Sempre que fazemos vistorias em casas ou chácaras com piscinas, notamos que, no inverno, há um descuido maior. Outra situação preocupante são as casas fechadas para locação. Muitas ficam sob a responsabilidade de imobiliárias, que não realizam a limpeza. Por isso, cabe ao proprietário estar atento a esta situação, uma vez que a identificação de piscinas sujas pode resultar em multa”, diz Ibraim.
O combate à dengue deve ser constante, por meio da eliminação de criadouros do mosquito, que gosta de ambiente com água parada para colocar seus ovos e procriar.
Neste quinta-feira (17/07), a Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, contabiliza 1.288 casos positivos da doença.

Anuncio


Fonte: Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo