Nossa Cidade

Confira 10 perguntas sobre a revitalização do centro

A rua Luiz Camilo de Camargo, no bairro Remanso Campineiro, passará por uma transformação, ainda neste ano. O principal centro comercial de Hortolândia será revitalizado, transformando-se numa espécie de shopping de rua. As obras, que serão realizadas pela Prefeitura, vão melhorar o fluxo de veículos no entorno, facilitando o acesso às lojas, além de trazer um visual mais moderno à região. A padronização das calçadas e substituição do sistema de iluminação aérea por subterrânea estão entre as principais ações na área.

Para apresentar o projeto à comunidade, o prefeito Antonio Meira reuniu-se, nesta quinta-feira (18/06), com comerciantes e outros segmentos da sociedade, na Câmara Municipal, no Parque Gabriel. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento para esclarecer dúvidas e conhecer as intervenções da Prefeitura na área central.

Anuncio


Comerciantes curiosos com projeto

“Em 10 anos, o número de comércios em Hortolândia aumentou de 1.500 para 3.000. Este projeto é fundamental para os nossos comércios. Por isso, a Associação apóia a revitalização da Rua Luiz Camilo”, afirmou o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Almir Júlio Grizante.

O dentista Marcellus Vinicius L. Camarinha, que trabalha na região do Remanso Campineiro há 19 anos, destaca que uma iniciativa deste porte,  mesmo positiva e favorável ao público, costuma gerar dúvidas e medo de mudança. Daí a importância da iniciativa da Prefeitura de apresentar o projeto aos munícipes e empresários.

Mais comodidade para comprar

Com a organização do trânsito e criação de áreas para estacionamento, os consumidores terão mais espaço para circulação e comodidade na hora das compras. Com isso, a Prefeitura estima elevar o movimento no comércio local. A implantação de paisagismo será um atrativo à mais para a população, que poderá aproveitar o espaço também para passear com a família.

A obra faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, lançado pelo prefeito Antonio Meira em maio. As intervenções do pacote priorizam o sistema viário eficiente em todas as regiões da cidade e a transformação visual do município, com ações de embelezamento. Parte delas serão realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, conquistados pela Prefeitura junto ao governo federal, por meio do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O PROJETO:

1. O que muda no visual da rua Luiz Camilo de Camargo?

Serão implantadas estações de descanso na rua Luiz Camilo de Camargo, com bancos e paisagismo. Nestes pontos, a população poderá, por exemplo, parar para descansar entre uma compra e outra. Já o embelezamento do centro comercial com plantas ornamentais transformará o local em um shopping aberto, um atrativo às compras e aos passeios.

2. Qual a principal mudança na rua Luiz Camilo de Camargo?

Hoje, a rua Luiz Camilo de Camargo funciona como rua de comércio, com calçada comum e via de tráfego de veículos. Após as obras, a calçada será ampliada e padronizada, no trecho entre a lanchonete Varanda e a Lojas Cem. Será mantido o tráfego de veículos.

3. Onde os consumidores vão estacionar no período de compras?

Serão criadas vagas de estacionamento nas vias próximas, como as ruas José Camilo de Camargo, João Camilo de Camargo e Zacharias Costa Camargo. Uma estimativa aponta que serão oferecidas cerca de 500 vagas para estacionamento nestas vias.

Na rua José Camilo de Camargo, por exemplo, no trecho próximo a Lojas Seller, os veículos poderão parar a 45º graus (como os estacionamentos para motos), o que permite espaço para um maior número de automóveis.

4. O que vai acontecer com o tráfego de veículos pela rua Luiz Camilo de Camargo?

Os veículos continuarão a trafegar normalmente pela rua. No entanto, não será permitido estacionar. Isso facilitará o trânsito de pedestres, uma vez que as calçadas estarão livres de automóveis, como acontece hoje nas áreas de recuo dos comércios da rua Luiz Camilo de Camargo.

5. Como fica o trânsito nas vias próximas da rua Luiz Camilo de Camargo?

Diversas ruas terão direção de trânsito alterada, antes do período das obras de revitalização. A Prefeitura orientará os motoristas sobre as novas rotas.

Esta medida garantirá que a população já esteja habituada à mudança no esquema de trânsito quando as obras de revitalização e modernização do Centro estiverem em andamento.

6. Como será a acessibilidade do novo Centro comercial? 

Haverá rampas nas calçadas para acesso facilitado de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o piso será de placas de concreto pré-moldado, sem emendas, eliminando os degraus e declives hoje existentes.

Para auxiliar as pessoas com deficiência visual, haverá piso podotátil direcional, que indica o sentido de caminhada, e piso podotátil alerta, que indica mudança de sentido ou obstáculos no caminho.

7. Nos dias de chuva, como fica o trânsito de pedestres pela calçada?

O piso terá leve inclinação, permitindo escoamento da água da chuva para as galerias, sem formação de poças. Além disso, a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais possibilitará aumento na captação da água da chuva, evitando enxurrada.

8. O sistema de iluminação sofrerá mudanças?

A rua Luiz Camilo de Camargo ganhará iluminação ornamental, com luminárias LED, que tem maior potencial do que as lâmpadas comuns. Com isso, os pedestres terão mais segurança ao caminhar pelo calçadão à noite.

Além disso, a obra contempla implantação de dutos subterrâneos para que a fiação aérea seja eliminada. Com os fios passando por debaixo do solo, a rua terá aspecto mais moderno e bonito.

9.O que precisa ser feito para que a fiação subterrânea seja implantada?

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já autorizou o projeto de fiação subterrânea. Agora, a Prefeitura está providenciando esta obra de infraestrura, que deve acontecer até o final do ano, antes da revitalização. Isso porque a transferência dos fios dos postes para os dutos subterrâneos deixará a via livre para as demais intervenções.

A ação da Prefeitura consiste em realizar a mudança em toda área pública. Caberá ao comerciante adequar as instalações elétricas internas para possibilitar o recebimento de energia por fiação subterrânea.

10. Quando começam as obras de revitalização e qual a previsão de finalização?

As obras iniciam no segundo semestre deste ano, após a mudança da fiação e remoção dos postes. A revitalização e modernização do centro comercial será concluída em 2016. Os trabalhos serão realizados por quadras, sendo uma por vez. As frentes de trabalho vão executar todas as etapas de obras previstas por trecho, antes de passar ao próximo. O objetivo é que o impacto no comércio seja o menor possível. No período do Natal, as obras serão suspensas, sendo retomadas no início de 2016.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo