Nossa Cidade

Consimares terá representante na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

O Evento, que discutirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos, acontece em Brasília entre os dias 24 e 27 de outubro deste ano

Consimares terá representante na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

Anuncio


O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte, terá representante na IV CNMA (Conferência Nacional do Meio Ambiente), que será realizada os dias 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. Valdemir Ap. Ravagnani, superintendente do consórcio, foi eleito delegado, no segmento poder público, neste domingo (22/09), durante a etapa estadual do evento, realizada no Memorial da América Latina, na capital paulista.

Catorze dos 18 eleitos para representar a RMC participaram do evento, dentre eles os quatro representantes de Hortolândia: o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluizio Silva (pelo poder público) e Áurea Aparecida Bueno, Daniela Pedroso de Oliveira e Wilton César (pela sociedade civil). Em todas as etapas, a conferência aborda o mesmo tema: a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei 12.305/10, com foco em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Ao todo, foram eleitos 70 delegados que vão representar o Estado de São Paulo na Conferência Nacional. Neste fórum, serão apresentadas as propostas encaminhadas como prioritárias, em cada eixo temático.

O Consimares foi constituído em 22 de janeiro de 2009. É formado pelos municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré. Em 2012, o grupo elaborou um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região.
Para o secretário de Meio Ambiente de Hortolândia, Aldo Aluízio Silva, ter, na etapa nacional, um delegado da região representa uma conquista. “Graças ao consórcio Consimares, a nossa região vem se destacando na questão ambiental e se consolidando nesta área por propostas de descarte correto de resíduos. O consórcio veio em boa hora para a região. Conseguir eleger um dos delegados mais votados pelo poder público representa o respeito que existe por nós na região”, avalia.

“As discussões foram boas e acaloradas, com participação acima das expectativas, de todo o Estado. É um avanço, algo extremamente positivo em termos ambientais, embora haja muito o que evoluir no Brasil, principalmente na questão dos resíduos”, analisa Valdemir Ravagnani. “A própria organização de um consórcio é novidade para o Brasil, uma ideia inovadora, e as discussões nesta esfera têm evoluído.Buscamos achar soluções adequadas para atender à PNRS”, complementa.

Com o lema “Vamos cuidar do Brasil”, a CNMA lança um convite a toda sociedade brasileira (governos, empresários e sociedade civil): fazer do fórum o lugar para “expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País”, diz o site do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo