Nossa Cidade

Corredor Metropolitano terá cruzamento com av. da Emancipação disciplinado por semáforos

Em reunião com o prefeito Antonio Meira, no Paço Municipal Palácio das Águas, nesta terça-feira (11/08), o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana e Transporte Urbano), Joaquim Lopes, aprovou o projeto de obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Bileo Soares” que prevê sinalização semafórica no cruzamento da avenida Olívio Franceschini com a avenida da Emancipação. As obras que compreendem este cruzamento, chamado “trecho 1”, devem receber licença ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) ainda neste mês. A previsão da EMTU é que o serviço comece a ser executado em setembro.

 Recentemente, a Prefeitura realizou uma simulação eletrônica de como ficará o cruzamento da avenida Olívio Franceschini, que faz parte do traçado do Corredor, com a avenida da Emancipação, que concentra o fluxo local de veículos. A simulação, que fez a previsão do aumento no número de veículos na cidade pelos próximos 20 anos, foi analisada pela EMTU. Com base nesta observação é que o projeto de cruzamento disciplinado por semáforos foi aprovado.

Anuncio


 Além do cruzamento, o trecho 1 compreende a ligação da Olívio Franceschini à Ponte da Integração, prevendo a abertura do sistema viário e obras de pavimentação. A ponte, que ligará as regiões Leste e Oeste da cidade, foi construída pela Prefeitura como contrapartida às obras da EMTU. A estrutura já está pronta e aguarda a finalização do Corredor Metropolitano Noroeste para se tornar viável ao tráfego de veículos.

 Após a execução do trecho 1 de obras do Corredor Metropolitano, a EMTU iniciará os trabalhos de implantação do trecho 2, que integra a continuidade do traçado desde a Ponte da Integração até o Jardim Nova América. A próxima etapa, chamada trecho 3, será a ligação do Jardim Nova América à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), na altura do Parque Perón. Neste bairro também está prevista uma Estação de Transferência de Passageiros. Além destas etapas, as obras do Corredor Metropolitano em Hortolândia incluem a construção de um Terminal no bairro Terras de Santo Antonio.

 Todas as etapas de obras já receberam licença prévia da Cetesb. No entanto, para a realização dos trabalhos, é necessário que cada trecho receba uma licença de instalação. Após a conclusão das obras, a Cetesb emite nova licença de operação, tornando cada trecho viável ao tráfego de veículos.

 Atualmente, a EMTU trabalha na construção de uma Estação de Transferência de Passageiros na avenida Olívio Franceschini, na altura do Parque dos Pinheiros. De acordo com a empresa metropolitana, a obra será concluída ainda neste ano.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo