Nossa Cidade

Cultura caipira chega a mais oito escolas de Hortolândia

Oficinas de catira e viola são realizadas com alunos do Ensino Fundamental

catira

Anuncio


A cultura caipira é levada para mais oito Emef´s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), neste mês, por meio das oficinas em educação patrimonial do Projeto Patrimônios Vivos da Cultura Caipira em Hortolândia: Mestres Violeiros, Foliões e Catireiros, uma ação da Secretaria de Cultura. Os encontros envolvem estudantes de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Durante as oficinas, os estudantes aprendem sobre patrimônio cultural material e imaterial, conhecem a cultura caipira, o ritmo do catira e a origem do grupo de violeiros, foliões e catireiros de Hortolândia que participam do projeto.

De acordo com a Secretaria de Cultura, além de transmitir informações sobre cultura, a oficina também tem o objetivo de formar novos catireiros e violeiros. Para isso, a Prefeitura oferece oficinas gratuitas de catira e viola para crianças a partir dos 9 anos. Para mais informações, entrar em contato pelo 3965-1400, ramais 7511 (Priscila) ou 7514 (Anderson).

O Projeto Patrimônios Vivos da Cultura Caipira em Hortolândia: Mestres Violeiros, Foliões e Catireiros foi premiado em 2º lugar em nível nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2012.

As escolas que recebem as oficinas neste mês são: Emef Cláudio Roberto Marques (dia 4), Emef Janilde Flores G. do Vale (6), Emef Jardim Nova Europa (11), Emef Santiago (13), Emef Jd. Boa Esperança (20), Emef Jd. Primavera (25), Emef Dona Ana José Bodini Januário (27). As atividades são realizadas nos períodos da manhã e tarde.

Lançado em maio deste ano, o projeto levará a cultura caipira a cerca de 5.000 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. “Criamos este projeto para que todas as crianças e jovens possam conhecer mais essa cultura e mantê-la viva”, explica o secretário de Cultura, Tino Sampaio.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo