Nossa Cidade

Defesa Civil orienta moradores a evitar incêndios

Distribuição de materiais informativos faz parte do programa “Cidades Resilientes”

cidades resilientes

Anuncio


A Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Hortolândia, distribuiu materiais informativos para os moradores da região do Parque Ortolândia, nesta quarta-feira (25/09), durante a ação preventiva a queimadas. Cerca de 150 moradores receberam orientações e dicas de como evitar desastres causados pelo fogo. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental, Defesa Civil de Campinas e representantes da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) integraram a ação por meio do Programa “Cidades Resilientes”.

De acordo com o gerente da Defesa Civil, Iluide Carboneiro, o período de estiagem encerra na próxima segunda-feira (30/09). “A conscientização deve estar presente em todos os nosso atos, não devemos propagar fogo em hipótese alguma. Comparados ao mesmo período do ano passado, os incêndios de pequeno porte acidentais foram menores, porém, as queimadas em áreas abertas aumentaram cerca de 20%. Para diminuir as queimadas as ações são desde descarte de lixo corretamente até uma simples atitude de não jogar cigarros em terrenos vazios, ou mesmo denunciar as atitudes incorretas. Precisamos da colaboração da população”, disse.

A campanha tem o objetivo de aumentar o grau de consciência e compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança ao cidadão. Nos períodos de seca, o número de incêndios aumenta, causando danos à saúde, facilitando o efeito da erosão e destruindo vegetações. Também provoca estragos no meio ambiente e aumenta os riscos de doenças respiratórias.

“A próxima ação do Programa “Cidades Resilientes” é promover a Operação Verão, que inicia em 1º de outubro, integrando as secretarias da Prefeitura de Hortolândia. Cada secretaria ficará responsável por uma ação como forma de assistir imediatamente a população, evitando danos e riscos de inundações, enchentes, alagamentos e desmoronamentos”, comentou Iluide.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo