Nossa Cidade

Defesa Civil orienta população sobre cuidados em dia chuva forte

Em virtude das fortes chuvas que tem ocorrido na Região Metropolitana de Campinas nas últimas semanas, a Defesa Civil, órgão da Prefeitura de Hortolândia, orienta a população sobre como proceder antes, durante e depois de inundação brusca ou pontos de alagamentos. Com as obras de drenagem e canalização do Ribeirão Jacuba, realizadas pela Prefeitura, o município deixou de sofrer com inundação desde 2013. No entanto, alguns pontos de alagamentos podem ser encontrados quando a chuva ultrapassa cerca 30 milímetros num curto período.

Além das equipes da Defesa Civil, em caso de ocorrências, a população conta agora com a atuação do Corpo de Bombeiros, que inaugurou uma base própria no município em fevereiro, com o apoio da Administração Municipal. A Corporação pode ser acionada pelo número 193. O número da Defesa Civil é 3809-6050.

Anuncio


Entre os desastres naturais, as enchentes são consideradas os que mais danos causam à saúde da população, ao patrimônio e ao meio ambiente. Com a chegada da estação das chuvas, cresce a preocupação sobre o aparecimento de doenças, sobretudo as transmitidas por água, alimentos, vetores, reservatórios e animais peçonhentos.

O gerente da Defesa Civil, Iluíde Carboneiro, ressalta a importância de alguns cuidados básicos que fazem a diferença no momento da enchente ou pontos de alagamento. “As dicas são fundamentais para os munícipes que diariamente saem de Hortolândia para cidades vizinhas a fim de trabalhar e estudar. É preciso evitar, ao máximo, trafegar em áreas que tem histórico de alagamentos. Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível, evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise com sacos plásticos como proteção para as pernas. A força das águas em locais inclinados é incontrolável. As águas de enchentes são pesadas e violentas e oferecem grande risco de contaminação. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras”, disse.

Iluíde ressalta que, mesmo Hortolândia deixando de apresentar riscos, é fundamental que motoristas e pedestres fiquem extremamente atentos em caso de temporais. “Não é possível prever a força da água ou o local que ficará mais cheio. É importante também contribuir com o meio ambiente e não realizar descarte de lixos e entulhos nas vias públicas, saquinhos, copos, entre outros materiais, que enchem as bocas de lobo e fazem pontos de alagamento”, destacou.

Confira abaixo outras dicas de segurança:

Cuidados gerais:
Evitar cruzar pontes onde o nível do rio subiu;
Não se abrigar embaixo de árvores e se manter distante de postes;
Não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
Não se abrigar debaixo de árvores isoladas;
Não tomar água ou comer alimentos que estavam em contato com as águas da inundação.

Cuidados quando se está dentro de carros:
Ao primeiro sinal de chuva forte, evite sair de casa. Não corra riscos desnecessários. No entanto, se já estiver no trânsito, fique atento;
Aos primeiros sinais de alagamento, procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;
Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;
Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;
Não pare o carro próximo a árvores ou postes;
Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira. Em hipótese alguma, a água pode entrar pelo cano de descarga;
Aguarde que o carro que esteja a sua frente transponha a área alagada para, em seguida, proceder a sua travessia.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo