Nossa Cidade

Desfile Rosa celebra a vida de mulheres que tiveram câncer de mama

Evento na tarde desta quinta-feira (22/10) faz parte das ações do Outubro Rosa
Patrícia Gama, de 27 anos, entrou na passarela, nesta quinta-feira (22/10), durante o Desfile Rosa, com a missão de levantar a autoestima e provar a si mesma que a vida continua após o câncer de mama. Diagnosticada com a doença em 2010, quando tinha 21 anos de idade, ela fez quimioterapia e todo o tratamento e agora completa cinco anos sem sinal da doença. “O câncer não é o fim do mundo. Não parei minha vida, não deixei de trabalhar e venci a doença. Ainda faço acompanhamento anual, mas não me desanimei”, disse a jovem.

Ela foi uma das oito mulheres que participaram da ação promovida pela Prefeitura de Hortolândia pela mobilização da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. O Desfile Rosa teve parceria com o Open Shopping, que cedeu a praça de alimentação para o evento, além de lojistas terem disponibilizado roupas, calçados e maquiagem para as modelos.

Anuncio


As atividades da campanha de mobilização são coordenadas pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete, com apoio de todas as secretarias municipais, que se organizam para oferecer a toda população desde palestras sobre prevenção ao câncer, teatros de conscientização, até a tradicional Corrida e Caminhada Ecohorto. Nesta quarta-feira (21/10), por exemplo, houve uma Blitz Rosa na região central, com a distribuição de material informativo sobre a campanha. A programação completa pode ser conferida no anexo. Nesta sexta-feira (23/10), a Blitz Rosa, com entrega de material informativo sobre a campanha, estará no Jardim Amanda.

Além da programação proposta, prédios públicos e imóveis comerciais estão iluminados na cor rosa para lembrar o tema do mês. Além do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, e do Centro de Eventos “A Poderosa”, no Jardim Rosolen, também aderiram à iluminação da campanha parceiros como EMS, Fiat Tempo, Druds Hotel, McDonald’s da Av. Santana, Shopping Hortolândia, Aciah (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Hortolândia) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que iluminou todas as caixas d’água que abastecem as regiões da cidade.

Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, a cada ano, surgem 56 novos casos da doença para cada grupo de 100 mil mulheres. Por isso, a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama são essenciais para garantir a saúde da mulher.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo