Nossa Cidade

Dia da Independência é celebrado nas escolas municipais

Aluno da Emef na Vila Real apresentaram ao chefe do Executivo atividades em comemoração ao feriado cívico

7-de-setembro hortolandia

Anuncio


Na véspera do Sete de Setembro, o prefeito de Hortolândia, Antonio Meira (PT), e a primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, visitaram, pela manhã, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, para acompanhar as atividades programadas para o Dia da Independência do Brasil. Na sexta-feira, 54 escolas da rede municipal organizaram ações para manifestar, em verde e amarelo, o amor pelo Brasil, dentro e fora de sala de aula.

No município, assim como nos anos anteriores, não haverá desfile cívico neste sábado. Cada escola estabeleceu programação própria. Em algumas, restrita às salas de aulas, em outras, mobilizando também os demais integrantes da comunidade escolar, em oficinas, apresentações culturais e teatro.

Na Emef Janilde, além da cerimônia de hasteamento das bandeiras e entoação do hino do Brasil, de Hortolândia e da Independência acompanhada pelo prefeito, houve declamação de poesias, apresentação de jogral e música em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Nas demais unidades escolares, como a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, no Remanso Campineiro, a Emef Jardim Amanda I (CAIC), no Jardim Amanda II, e a Emef Armelinda Espúrio da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, a sexta-feira é o dia em que, habitualmente, acontece o projeto “Hinos”. Nesta ocasião, os alunos da rede aprendem a cantar as principais músicas que simbolizam o País, o município e eventos nacionais. Além disso, houve hasteamento das bandeiras e atividades em sala de aula, com conteúdos associados à data.

Para a vice-diretora da Emef Janilde, Carla Calili Camargo, a data representa uma oportunidade de desenvolver nos alunos “o sentido de amor pela Pátria, de valorizar o nosso País, e do que podem fazer para melhorá-lo, do entendimento de que esta mudança depende também deles. As atividades que desenvolvemos na educação pública têm o objetivo de preparar os nossos alunos para exercer a cidadania”, afirma.

“Esta iniciativa assume o desafio de trabalhar os conceitos universais dos valores humanos e dos indicadores de cidadania, com a perspectiva da vivência do aluno, da realidade local e da história do País”, explica a secretária Cleudice Baldo Meira.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo