Nossa Cidade

Dia de chuva exige atenção redobrada contra Dengue

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população para estar atenta à Dengue com a frequência de dias de chuva. Além de observar a existência de objetos que acumulam água nos quintais e dentro de casa, é preciso ficar de olho também nos telhados e lajes, locais onde o mosquito Aedes aegypti pode procriar.

Por uma fresta de telha quebrada, a água da chuva pode penetrar e empoçar na laje, onde o mosquito deposita seus ovos. Além disso, a existência de uma caixa d’água destampada, mesmo que protegida pelo telhado, servem de criadouro. Calhas entupidas também são lugares onde pode haver criadouros.

Anuncio


Por isso, é preciso subir no telhado, periodicamente, e olhar se tem alguma telha quebrada. Já nas lajes onde não há telhado, é necessário puxar a água com auxílio de um rodo sempre que chove, evitando a formação de poças. As calhas devem estar desobstruídas, a fim de que a água seja escoada facilmente. Além disso, as caixas d’água devem ficar bem vedadas.

Dengue

Neste final de semana, haverá arrastão de combate à Dengue em três bairros. No sábado (11/07), a ação acontece no Jardim Santa Rita de Cássia e no Jardim do Bosque, das 8h às 17h. No domingo (12/07), é a vez do Jardim Mirante, com a atividade sendo realizada das 8h às 12h. Nos dois dias haverá Operação Cata Bagulho, com a remoção de objetos inservíveis, como louças sanitárias quebradas, pneus velhos e outros materiais que possam acumular água.

Neste ano, foram registrados 2.591 casos positivos de Dengue. Uma morte pela doença foi confirmada, em abril. A vítima é um homem de 88 anos, que faleceu no dia 6 de março.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo