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Em Audiência Pública, prefeito defende investimentos da Rumo em municípios cortados pela ferrovia

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O prefeito Angelo Perugini participou, nesta quinta-feira (26/09), de uma audiência pública promovida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), evento que debateu a antecipação da extensão por mais 30 anos do contrato de concessão da rede ferroviária com a Rumo, concessionária que administra a ferrovia que corta Hortolândia e outros 44 municípios paulistas. Na condição de vice-presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Perugini discursou defendendo a prorrogação antecipada da concessão, representando os gestores dos 45 municípios afetados pela ferrovia, prefeitos que estão em busca de apoio para obras que melhorem a segurança viária em trechos de passagem em nível. A iniciativa agora está nas mãos do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que deverá dar seu parecer e encaminhar para votação em plenário.

Os investimentos propostos com a renovação da concessão terão grande impacto nestas cidades, inclusive em Hortolândia, onde a Rumo se comprometeu em construir um viaduto sobre a linha férrea na região central. “Estes prefeitos conhecem como ninguém o dia-a-dia da ferrovia e os impactos causados pelos conflitos urbanos. Muitas cidades, entre elas, Hortolândia, Sumaré, Americana, São Carlos, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto, aguardam intervenções há dezenas de anos. Temos, como prefeitos, uma obrigação, cercada de responsabilidades, de nos esforçarmos para que investimentos sejam feitos a fim de eliminar os conflitos urbanos que ocorrem em nosso território e que vão além do número de acidentes de trânsito, pois também prejudicam o desenvolvimento econômico e social das cidades”, destacou Perugini. “Os investimentos previstos pela Rumo para solucionar parte desses conflitos urbanos significam, acima de tudo, um ganho social para a população que convive com os impactos da malha ferroviária”, completou.

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No caso de Hortolândia, a obra do viaduto sobre a linha férrea unirá as avenidas Santana (Jd. Amanda) e São Francisco de Assis (Vila Real), melhorando o fluxo de veículos, facilitando o acesso entre as regiões da cidade e evitando acidentes envolvendo veículos e trens. Uma estimativa da Secretaria de Mobilidade Urbana aponta que cerca de 18.800 veículos trafegam pelo trecho de passagem em nível diariamente. “A renovação da concessão vai gerar emprego e desenvolvimento para nossa cidade, especialmente em empresas do ramo, como Amsted Maxion, Bombardier, CAF e outras, que aumentarão sua produção, gerando mais receita e aquecendo a economia local de toda região”, avalia o prefeito.

Viaduto sobre a linha férrea

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O projeto de obras do viaduto sobre a linha férrea foi elaborado pela Prefeitura e compreende intervenções desde a igreja Matriz, na Vila Real, até a avenida Santana, logo após a ponte do córrego que corta o Parque Chico Mendes. A estrutura terá alças de acesso à rua Argolino de Moraes, que ficará sob a estrutura.

Esta obra é uma luta antiga do município, que desde o primeiro governo do prefeito Perugini busca parcerias para viabilizar o viaduto. Em 2009, a Prefeitura já havia desapropriado áreas com intuito de agilizar a obra e discutia com o Estado uma possível parceria. Em 2012, após a Prefeitura ter implantado medidas de segurança no trecho de conflito do sistema viário com a ferrovia, o prefeito encaminhou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental para a construção do viaduto. Em 2018, a Rumo anunciou a parceria para a obra, considerada prioritária pela concessionária.

“Em uma lista de mais de 100 cidades, Hortolândia é a primeira da fila para receber obras que serão executadas pela empresa, em virtude do trajeto da linha ferroviária. A empresa depende apenas da renovação da concessão da malha ferroviária, que está em andamento”, afirmou Perugini, na época do anúncio.

PIC

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A construção do viaduto faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que promoverá desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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