Nossa Cidade

Emoção marca inauguração do Centro Cultural do Jd. Amanda

Novo espaço cultural recebeu nome da moradora antiga da cidade, “Inês Aparecida da Silva Afonso”; local contará com formações culturais em Teatro e Dança

A emoção tomou conta da inauguração do Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”. Familiares e amigos marcaram presença no evento e receberam placas de agradecimento em memória da antiga moradora da cidade, falecida em em 2014. Localizado na fica na Rua Casemiro de Abreu, s/n, em frente à Lagoa do Jardim Amanda, o Centro Cultural abrigará a Escola de Artes “Augusto Boal”,

Anuncio


Cerca de 400 pessoas compareceram à cerimônia de inauguração, nesta terça-feira (30/07), dentre elas o prefeito Antonio Meira. Segundo ele o espaço ajudará na descoberta de novos talentos que se tornarão tão importantes para a cidade, quanto a homenageada. “A instituição recebeu o nome de uma mulher batalhadora, de uma figura importante para a história da cidade. Inês dedicou parte de sua vida em trabalhos para a comunidade. É com este pensamento que o Centro Cultural deve sempre atender a população. Queremos descobrir novos talentos e despertar vocações de nossos jovens, na área de cultura. Teremos vários cursos livres e de formação profissional no espaço. Nosso objetivo é dar oportunidade para as pessoas se profissionalizarem em diversas áreas”, disse Meira.

Durante o evento, houve apresentações de dança do ventre e balé, realizadas por aprendizes dos espaços culturais da Prefeitura, assim como do grupo Da Campana Pra Fora, integrante do CEMMH (Centro Musical Municipal de Hortolândia. “Este é um momento muito importante para a história de Hortolândia. Agradecemos aos familiares por nos autorizar a homenagear Inês, que foi muito importante para a cidade. Neste local, formaremos cidadãos que buscarão melhores condições de vida, por meio dos cursos oferecidos. É uma conquista para esta comunidade, que sempre revindicou melhorias na área da cultura”, afirma o secretário de Cultura, Francisco Raimundo.

Ivone da Silva, irmã de Inês, afirma que a homenagem simboliza a memória viva das ações da irmã. “Neste mesmo local, Inês passou a maior parte de sua infância. Estamos muito honrados com esta atitude da Prefeitura. Para nós, familiares, esta simbólica homenagem representa muito, pois Inês era uma mulher que trabalhava muito para a comunidade e gostava muito de cultura. Deste espaço cultural, sairá muitos profissionais que serão sempre agradecidos pelas oportunidades que a Administração está oferecendo”, disse Ivone.

Com a conquista do Centro Cultural, a Prefeitura avança na área da cultura. O espaço oferecerá, gratuitamente, formação cultural, artística e técnica aos seus aprendizes nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Cultura Digital e Patrimônio Imaterial.

inauguracao-centro-dultura-amanda

Espaço oferece acessibilidade

Instalado num terreno de 4.628 m², o Centro Cultural tem 693,50 m2 de área construída, de acordo com a Secretaria de Obras, e dispõe de ambiente acessível para cadeirantes. Além de auditório (com capacidade para 71 lugares e palco de 7x3m), sala administrativa, três salas pedagógicas (uma delas com espelho e barra para balé), copa e estacionamento, o espaço possui dois banheiros no andar inferior e três no superior (um deles adaptado para atender PCD-Pessoa com Deficiência) e elevador (que pode ser usado por cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção).

A Escola de Artes oferecerá vagas em formações culturais profissionalizantes de Arte Dramática e Dança, além dos seguintes cursos livres: Artes para crianças, Balé, canto coral, capoeira, dança do ventre, fotografia e edição digital, cinema, teatro iniciação, viola caipira e catira e violão.

Inês, símbolo de trabalho social para comunidade

O espaço leva nome de Inês Aparecida da Silva Afonso como forma de agradecimento à munícipe que dedicou parte de sua vida para trabalhos pela comunidade. Nascida em 1962, na cidade de Campinas, Inês viveu, desde a infância com seus pais e irmãos, na Fazenda Bela Vista, onde hoje é Hortolândia, mais precisamente o bairro Jardim Amanda.

Sempre preocupada com o bem estar da comunidade, participou de projetos sociais e também atuou como professora de cursos profissionalizantes na área de contabilidade, contribuindo com a formação de muitas pessoas. Inês faleceu em 2014.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo