Nossa Cidade

Estudante de Hortolândia embarca para cursar medicina na Rússia

Felipe Gonçalves é um dos escolhidos para ingressar em uma das melhores faculdades do país europeu

Morar em outro país com o objetivo de estudar e aprender novas culturas tem se tornado comum entre os jovens brasileiros. Os destinos são os mais variados e incluem lugares como a Rússia, opção escolhida pelo estudante de Hortolândia, Felipe Cavallaro Gonçalves. Aos 18 anos ele embarca para cursar medicina na Universidade Estatal de Kursk no próximo sábado (18). Com o apoio da Aliança Russa, ele irá acompanhado de outros 40 jovens com o mesmo sonho.

Anuncio


A paixão por medicina e a ideia de estudar fora do país vêm de família, já que a irmã de Felipe optou pelo mesmo caminho há alguns anos. “Foi ela quem me influenciou a me tornar médico. Inclusive, ela fez o curso na mesma universidade e, por isso, me ajudou na escolha do país”, conta.

Felipe vai deixar a cidade de Hortolândia (SP) e, segundo ele, a adaptação deverá ser tranquila. “Sei que os russos são pessoas mais fechadas, mas acho que depois de um tempo eu vou me acostumar com a cultura”, afirma.

As expectativas do aluno, que está ansioso para começar logo a vida universitária, são grandes. “Vai ser bem difícil, mas com o tempo e estudando bastante acredito que vai dar tudo certo. Será muito corrido, mas no final vai valer a pena”, finaliza Felipe.

Baixo custo

Cursar medicina na Rússia é um ótimo investimento. Isso porque o governo local subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente os custos. O semestre sai por aproximadamente US$ 3100, incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.

Ao voltar para o país, o estudante submete o diploma ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer estudante que faça graduação em centros de ensino estrangeiros.

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem.

Em 2015, 80% dos formandos passaram de primeira no Revalida, principal sistema de revalidação para os cursos de medicina. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Serviço:

Aliança Russa de Ensino Superior
Edif. Prime Office Park

Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B

Granja Vianna – Cotia / SP

CEP: 06710-700

Telefone: (11) 4551-3836

www.aliancarussa.com.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo