Nossa Cidade

Faixas de pedestres recebem reforço na sinalização

Fundo vermelho chama atenção de motoristas para diminuírem velocidade no trecho de passagem de pedestres

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, reforça a sinalização de solo na Região Central. Faixas de pedestres estão recebendo pintura nova, o que garante melhores condições de trânsito e mais segurança para motoristas e pedestres.

Anuncio


Na última semana de julho, diversas ruas do Remanso Campineiro tiveram mão de direção alterada. Com isso, o Departamento de Mobilidade Urbana providenciou a sinalização correta, orientando os motoristas sobre o novo sentido de cada via. Nesta semana, a pintura de solo ocorre nas ruas onde o sentido de direção foi mantido. Uma delas é a avenida Olívio Franceschini, onde as faixas de pedestres foram reforçadas.

“Fizemos a nova pintura da faixa sobre um fundo vermelho, com objetivo de chamar ainda mais a atenção dos motoristas sobre a travessia de pedestres”, disse o gerente do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves. Além da avenida Olívio Franceschini, a rua José Claudio Alves dos Santos também receberá esta pintura em destaque na faixa de pedestre localizada em frente ao Paço Municipal “Palácio das Águas”.

Mudança de sentido

O sentido de sete ruas e o itinerário das linhas dos ônibus urbanos da Região Central passaram por mudanças, em julho, a fim de otimizar e agilizar o trânsito. As alterações fazem parte da modernização e revitalização do centro comercial do Remanso Campineiro, que acontecerá neste semestre. A revitalização da Região Central faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, pacote de intervenções lançado em maio. As obras do pacote priorizam sistemas viários eficientes em todas as regiões da cidade e transformação do visual do município, com ações de embelezamento.

Com as alterações no sentido das ruas e no itinerário das linhas de ônibus, a Prefeitura busca melhorar o fluxo de veículos, tornando o tráfego mais ágil, eficiente e seguro, oferecendo ao pedestre maior tempo para travessia nos cruzamentos. Também foi criada uma onda verde semafórica na extensão da rua Luiz Camilo de Camargo, organizando o fluxo de veículos.

A mobilidade urbana é uma das prioridades do governo do prefeito Antonio Meira. A Prefeitura quer tornar o trânsito mais seguro e eficiente, garantindo fluidez ao tráfego de veículos pelos próximos 20 anos. Para isso, a Administração Municipal investe em obras de pontes, viadutos, abertura de novas ruas, além de reforço na sinalização de trânsito e outras ações que garantam o ir e vir das pessoas.

Modernização do Centro

Com a modernização, a rua Luiz Camilo de Camargo será transformada em um shopping aberto. Os recuos hoje existentes em frente aos comércios serão ampliados e receberão piso padronizado, paisagismo ornamental e estações de descanso. A via continuará tendo trânsito de veículos permitido. No entanto, a área de estacionamento ficará nas ruas do entorno. Assim, consumidores terão mais espaço para circulação, mais vagas para estacionamento e comodidade para as compras.

Um diferencial no projeto desta obra é troca da fiação aérea pela subterrânea. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) já autorizou o projeto. Mais uma intervenção prevista para rua Luiz Camilo de Camargo é a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais, ampliando a captação de água da chuva.

O mesmo projeto desenvolvido para o centro comercial do Remanso Campineiro será executado, no próximo ano, na avenida Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolen.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo