Nossa Cidade

Grito Cultural mobiliza cerca de cinco mil pessoas

Cerca de duas mil pessoas assistiram, neste domingo (28/06), ao show da cantora Negra Li, ponto alto do 10º Grito Cultural de Hortolândia. Segundo a ONG (Organização Não-Governamental) Projeto Caminhos, organizadora do evento, ao longo do dia aproximadamente cinco mil pessoas passaram pela instituição, no Jd. Adelaide, para apreciar asapresentações culturais, o que superou as expectativas. O Grito foi realizado em parceira com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O tema deste ano, Onã Odará (que significa caminhos prósperos), foi escolhido para retratar a trajetória do evento ao longo do tempo.

Repleta de atrações, a programação contou com oficina de turbantes, apresentação dos Urucungos, feira de empreendedorismo negro, roda de Jongo com Jongo Dito Ribeiro, balada black com o DJ Easy Nylon da rádio 105 Fm, DJ Bira, DJ Ice Jay e DJ Silvinho, além de show do grupo de samba e pagode Contágio. Outro destaque do dia foi o concurso de Miss Beleza Negra.

Anuncio


Após um mês de preparação, sete das 30 candidatas inicialmente inscritas entraram na passarela. As vencedoras, por ordem de classificação, foram: Priscila Cardoso (1º lugar), Inaiê Palhares (2º lugar) e Kauana Moreira (3º lugar). Entre os critérios analisados pelo jurados estavam simpatia, equilíbrio ao desfilar, desenvoltura na dança afrobrasileira e tranquilidade ao lidar com a negritude. Segundo a organizadora Eleonora Aparecida Alves, neste desfile, as candidatas não são avaliadas pelas medidas corporais.

“O concurso estimula e valoriza a autoestima e construção das garotas por meio de oficinas de moda, maquiagem, amarrações e turbantes realizados antes do evento”, explica Eleonora. “Nosso objetivo, com o Grito Cultural, é valorizar a cultura afrobrasileira, através da formação e produção de conhecimentos. É mostrar o que a cultura negra tem para que todos possam ver e se ver, e discutir temas importantes como violência, questões relacionadas à mulher negra, dentre outras. Por isso, o evento reúne manifestações musicais, dança, cultura de tradição, moda e beleza étnica, culinária, literatura, cultura de rua e hip hop”, afirma.

De acordo com o secretário de Cultura, Francisco Raimundo, o Grito Cultural proporciona a manifestação dos saberes e fazeres das expressões da cultura afrobrasileira. “Além do cumprimento da meta do Plano Municipal, que se refere à valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares, o apoio da Administração também possibilita o fortalecimento deste importante evento que, neste ano, comemora sua 10ª edição”, afirma o secretário.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo