Nossa Cidade

Hortolândia preve 100% de cobertura de rede de esgoto

Para que dejetos sejam coletados e tratados efetivamente, morador deve providenciar ligação domiciliar

Anuncio


Hortolândia está cada vez mais perto de atingir a marca de 100% de esgoto coletado e tratado. A Prefeitura se reuniu, recentemente, com gerentes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para redefinir prioridades nas obras que acontecem na região da Taquara Branca e no Parque do Horto. De acordo com a Sabesp, o município conta com 90% de cobertura de rede coletora de esgoto. Com a conclusão das obras em andamento, prevista para o final deste ano, o município terá todos os domicílios cobertos pela rede coletora.

Os bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte, na região da Taquara Branca, têm recebido atenção especial. “A Prefeitura realiza obras de pavimentação nestes bairros da Taquara Branca e a Sabesp implanta a rede de esgoto. Temos algumas ruas onde passará, além da rede coletora, as obras da estação elevatória da Sabesp, necessária para levar o esgoto até a estação de tratamento. Para evitar que a rua da Taquara Branca seja pavimentada e, logo após, aberta para receber a obra da adutora, conversamos com a Sabesp que inverterá a ordem dos serviços. Primeiro, vão instalar os tubos da estação elevatória e da rede coletora. Depois será feita a ligação estação à rede”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sergio Torrecilas. “Precisamos agilizar a obra de esgoto nestes bairros para finalizar o pavimento”, justificou o secretário, lembrando que a Prefeitura realiza obras de asfalto nesta região.

Além de acompanhar de perto o cumprimento do cronograma de serviços da Sabesp, a Administração Municipal exige qualidade dos trabalhos realizados. “Muitas vezes, a recomposição do asfalto nos locais onde a Sabesp realizava reparos não ficava de acordo com a qualidade necessária. Agora, estamos exigindo que este serviço seja bem feito”, destacou o secretário.

A implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto em Hortolândia começou em 2006, no governo do prefeito Angelo Perugini, que sempre lutou pela meta de 100% de cobertura deste serviço na cidade. De 2005 à 2012, a cidade saiu do zero para quase 80% de cobertura de esgoto coletado e tratado.

Ligação domiciliar

 

Conforme informações da Sabesp, além das obras em andamento na Taquara Branca e no Parque do Horto, a companhia trabalha na implantação de rede coletora em diversas vielas no município. A expectativa, conforme a empresa, é finalizar estes trabalhos até o final do ano. Na prática, o município passará a contar com 100% de cobertura de rede coletora de esgoto. No entanto, é preciso que cada morador providencie a ligação domiciliar para que os dejetos sejam, efetivamente, coletados e tratados. A ligação domiciliar deve ser interligada à rede coletora, ação que pode ser solicitada à agência da Sabesp de Hortolândia, pelo telefone 0800-0550195.

 

Para garantir que a ligação domiciliar seja feita corretamente, é recomendado que o morador entre em contato com a Sabesp antes de iniciar a instalação do ramal interno para saber a localização e profundidade da rede de esgoto, além das exigências técnicas. Além disso, o imóvel não pode ter dívidas com a Sabesp, caso contrário o sistema da empresa não autorizará a emissão do pedido de ligação.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo