Nossa Cidade

Hortolândia prorroga Campanha de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, já ultrapassou a meta de imunizar 80% das pessoas dos grupos de risco da Campanha de Vacinação Contra Influenza, tipos de vírus causadores da gripe. De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (18/05), pela Vigilância Epidemiológica do município, foram aplicadas 31.604 doses, o que representa 88,75% de cobertura vacinal. A campanha, que encerra oficialmente nesta sexta-feira (20/05) em todo o País, prosseguirá em Hortolândia enquanto doses da vacina ainda estiverem disponíveis para os grupos de risco.

Anuncio


Os grupos prioritários da campanha são crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, além de doentes crônicos, desde que apresentem carta do médico atestando a necessidade da vacina.

Quem se enquadra em uma destas condições e ainda não se vacinou, pode procurar uma unidade de saúde com sala de vacina na próxima semana e garantir a imunização. É importante lembrar que nesta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20/05), unidades de saúde estarão fechadas em Hortolândia, em razão do feriado municipal de aniversário da cidade, que comemora 25 anos de emancipação na quinta-feira.

Neste ano, Hortolândia registra 56 notificações de casos suspeitos de H1N1, sendo que dois casos foram confirmados, 11 foram descartados e o restante aguarda resultados de exames. Há entre os suspeitos, uma morte em investigação.

H1N1

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.

A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas dos grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.

 

Transmissão

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves. 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo