Nossa Cidade

Hortolândia realiza pesquisa de cobertura vacinal, neste sábado (05/10)

Objetivo é avaliar de houve avanços na aplicação de vacinas obrigatórias para crianças de até dois anos

sala de vacina

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realiza, neste sábado (5/10), pesquisa de amostragem para apuração da atual cobertura das vacinas “meningo” e “pneumo 10”, indicadas para crianças com até dois anos de idade, na prevenção de diversas formas de meningite e pneumonia. O trabalho, realizado em parceria entre profissionais da Vigilância Epidemiológica e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) consiste em verificar 25 carteirinhas de vacinação por unidade de saúde, de maneira aleatória.

Para a realização do trabalho, os profissionais de cada sala de vacina percorrerão um quarteirão sorteado no bairro, onde vão passar de casa em casa, observando a caderneta de vacinação das residências onde há crianças com até cinco anos de idade, até que sejam completadas 25 carteirinhas por unidade de saúde. Ao todo, 14 unidades de saúde de Hortolândia estarão envolvidas na tarefa, com a análise de 350 carteirinhas de vacina.

Os resultados da apuração serão comunicados à Vigilância Epidemiológica Estadual, que coordena a pesquisa de amostragem no estado de São Paulo. Com base nos resultados será possível verificar se a aplicação da vacina teve avanços nos últimos 12 meses ou se será necessário definir estratégias para ampliação da cobertura vacinal. A pesquisa, que acontece em todo o País, foi motivada pela baixa cobertura das duas vacinas em 2012, quando o número de crianças imunizadas contra meningite e pneumonia ficou abaixo da meta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo