Nossa Cidade

Hortolândia tem 212.527 habitantes de acordo com IBGE

centro-luiz-camilo-de-camargo-rua-populacao

O índice populacional cresceu 9,36%, cerca de 19.905 pessoas, desde último dado do Censo-2010

Anuncio


Hortolândia avança e atrai novos habitantes. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística), a população estimada do município, atualmente, é de 212.527 residentes. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28/08), pelo órgão responsável pela publicação de dados populacionais em todo Brasil. Além de Hortolândia, estão disponíveis no site www.ibge.gov.br, os dados de todos os municípios, com referência de 1º de julho. Estima-se que o Brasil tenha 202,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,86% de 2013 para 2014. Comparados ao último Censo Demográfico realizado em 2010, quando Hortolândia contava com 192.622 habitantes, 19.905 pessoas migraram para o município. O que representa o crescimento de 9,36%. A estimava do IBGE dos anos de 2011 é de 195.776, de 2012 é 198.758 e 2013, 209.139 habitantes.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Segundo a vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, o crescimento populacional é fruto do desenvolvimento econômico e social da cidade com planejamento. “Todos os aspectos são trabalhados de maneira igualitária. Investimentos públicos em saúde, saneamento básico, educação, moradia, inclusão social e geração de trabalho e renda foram os responsáveis pelo sucesso desenvolvimento da cidade. Grandes redes comerciais e industriais se instalaram nos últimos anos, além das obras que estão em andamento para chegada de novos empreendimentos em diferentes setores. A mudança foi possível graças a uma visão inovadora adotada pela Administração Municipal, de investir na atração de empresas. Além disso, as ações de planejamento, que alavancaram o desenvolvimento urbano de Hortolândia, colaboraram para que os empreendedores acreditem no potencial econômico da cidade. Com isso obtemos um resultado populacional muito positivo. O nosso principal objetivo é investir em pessoas e estar próximo aos cidadãos contribuindo no aumento de qualidade de vida de todos”, comentou Renata.

Metodologia usada pelo IBGE

Em 2013, o IBGE divulgou a projeção da população para as unidades da federação do país, por sexo e idade, pelo método das componentes demográficas, o que representou um aprimoramento metodológico. Dessa forma, as estimativas da população residente para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2014, foram elaboradas a partir dessa projeção para cada estado, incorporando os resultados dos parâmetros demográficos calculados com base nos resultados do Censo Demográfico 2010 e nas informações mais recentes dos registros de nascimentos e óbitos.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo