Nossa Cidade

Hortolândia vacinou 535 adolescentes na primeira semana da campanha contra HPV

Meninas com idade entre 11 e 13 anos recebem a segunda dose da vacina nas escolas onde estudam

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou 535 adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos. Este é o balanço de doses aplicadas desde a segunda-feira (1º/09), quando teve início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus causador do câncer de colo de útero. O número corresponde a 10,52% do total de meninas dentro da faixa etária prevista na campanha. A meta é que as 4.731 adolescentes imunizadas durante a primeira etapa, realizada em abril, recebam a segunda dose da vacina. Na ocasião, 92% das jovens de Hortolândia foram vacinadas.

Anuncio


A campanha ocorre em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares. Agentes de saúde da unidade de atendimento mais próxima se deslocam até a escola para aplicar a vacina durante o horário de aula. Para isso, a direção escolar avisa aos pais a data em que a equipe de saúde estará no local, sendo que os responsáveis devem enviar a carteira de vacinação e uma autorização para que as alunas sejam vacinadas. Se a menina faltar à aula neste dia, ela poderá ser imunizada na unidade de saúde mais próxima de casa.

A vacina utilizada é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de vírus HPV. Hoje são conhecidos cerca de 150 tipos de vírus HPV, sendo que 12 destes vírus são de alto risco, podendo infectar o trato genital e provocar câncer ou verrugas genitais. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, como ocorre durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus HPV.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo