Nossa Cidade

Liberada próxima etapa de obras do Corredor Metropolitano

Mais uma etapa de obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Bileo Soares” iniciará nos próximos dias. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) obteve licença para implantação de uma parada de ônibus na avenida Olívio Franceschini, ao lado do Supermercado Unimais, e para a continuidade do traçado viário no trecho entre a avenida da Emancipação e a Ponte da Integração. O licenciamento ambiental foi realizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Atualmente, as obras se concentram na avenida Olívio Franceschini, onde o estado implanta uma Estação de Transferência de Passageiros no Parque dos Pinheiros. As obras restantes compreendem a construção de outra estação de Transferência no Parque Peron, um Terminal no Jardim Terras de Santo Antonio, prolongamento do traçado do Corredor nos sentidos Sumaré e Campinas e a construção de seis pontos de parada ao longo deste trecho.

Anuncio


A licença ambiental autoriza as obras do ponto de parada na avenida Olívio Franceschini, denominado “Parada Av. da Emancipação”, e a continuidade do traçado entre a avenida da Emancipação, desde o cruzamento com a avenida Olívio Franceschini até a Ponte da Integração, no Jardim Santa Rita de Cássia. No trecho do ponto de parada, há algumas árvores nativas que devem ser transplantadas, sendo que a autorização foi expedida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

A Prefeitura é parceria da EMTU na execução das obras do Corredor Metropolitano, tendo colaborado com sugestões ao projeto do traçado, realização de desapropriação de áreas, acompanhamento da questão ambiental, além da construção da Ponte da Integração, estrutura erguida pela Prefeitura para interligar as regiões Leste e Oeste da cidade, e por onde passará a via expressa de ônibus.

A finalização deste traçado proporcionará a ligação viária entre as cidades da região, facilitando o transporte intermunicipal, principalmente para quem utiliza ônibus. Um corredor exclusivo para as linhas de transporte coletivo urbano e interurbano seguirá desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Hortolândia, até chegar a Campinas. A medida agilizará o tempo de percurso e encurtará o caminho entre as cidades.

MOBILIDADE URBANA

As obras de mobilidade urbana e sistema viário são prioridades do governo Meira. Com a reestruturação do sistema viário, o governo municipal quer garantir trânsito mais eficiente e seguro, capaz de atender às necessidades da cidade pelos próximos 30 anos. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo