Nossa Cidade

Lixo e animais mortos viram rotina de moradores do Jardim Amanda

Moradores do Jardim Amanda, em Hortolândia, estão tendo que se acostumar com lixo e animais mortos como parte de suas rotinas. Um terreno baldio onde funcionava um “campinho” de futebol se tornou um lixão, onde são descartados desde móveis velhos à animais mortos.

Além de serem obrigados a conviver com a sujeira, feita pelos próprios moradores do bairro, queimadas se tornaram frequentes na tentativa de diminuir o lixo, o que acaba prejudicando a saúde da população.

Anuncio


“Moramos aqui há mais de 20 anos e esse terreno era um campo de futebol, mas começaram a jogar lixo e virou um lixão. De entulho de casa até animais mortos. Fizemos varias reclamações, pedimos na Prefeitura, sempre reclamamos. A Prefeitura limpa umas duas vezes ao ano, mas acaba de loimpar e já tem morador sujando de novo”, comentou a motorista Cristina Garcia Leão, de 36 anos.

“Tenho uma bebe recém nascida, de três meses, e com das queimadas, tenho medo dela ter algum problema respiratório”, comentou. “Colocaram fogo em dois jogos de sofá esses dias, e eu não conseguia ficar dentro de casa. Aquela fumaça com cheiro de borracha. Às vezes estou com o varal cheio de roupas e o pessoal mete fogo”.

Segundo Cristina, animais mortos estão sempre sendo descartados no local, o que gera mau cheiro e risco de doenças. “Rato, barata e cobra-cega aparecem aos montes, além dos pernilongos”, citou.

Os moradores afirmaram que o local é particular, mas desconhecem quem seria o proprietário, mas admitem: “O problema acaba sendo a própria população”. “Eles já chegaram tirar uns dez caminhões de entulho do terreno. Faz um mês que a Prefeitura limpou e já esta feio de novo”.

“No dia que fizeram a queimada, fechei a minha casa toda e só reabri de madrugada, quando já tinha apagado o fogo. De manhã colocaram fogo de novo em madeiras e folhas de árvores em grande quantidade. Meu quintal ficou todo preto, meus cachorros todos pretos por causa da fuligem, e sem contar na fumaça que é tóxica”, afirmou.

A reportagem entrou em contato através de email com a Prefeitura de Hortolândia para saber se já o dono do terreno já foi identificado e se ele seria punido por não cercar o local, mas até o fechamento desta edição, a Administração não havia retornado.

lixo animais 2lixo animais 3

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo