Nossa Cidade

Mais de 2,5 mil passageiros aderiram ao programa Transporte Social

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, apresenta um balanço da quantidade de cartões Transporte Social emitidos desde o lançamento do programa, em fevereiro deste ano. Ao todo, 2.553 cartões foram emitidos, garantindo passagem com desconto aos usuários de transporte urbano.

O número de passageiros que aderiram ao programa é satisfatório e está dentro da média de pessoas transportadas. Por dia, nove mil viagens de ônibus são realizadas. Considerando as viagens de ida e volta, 4,5 mil passageiros são transportados diariamente.

Anuncio


Para o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, o saldo de pessoas que aderiram ao programa é positivo e o número de cartões emitidos deve aumentar. “A Administração planeja novas ações e campanhas para mobilizar a população sobre os benefícios do transporte público e de ter o cartão Transporte Social. Quanto mais passageiros transportarmos diariamente, mais eficiente será o transporte, já que assim as linhas urbanas são otimizadas e os itinerários ajustados à demanda. Além disso, o transporte coletivo representa um cuidado ambiental, com a redução na emissão de poluentes pelo uso excessivo de automóveis”, avaliou Zanibon.

De acordo com o gerente do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves, os 2,5 mil passageiros que solicitaram o cartão são usuários de transporte coletivo que utilizam os ônibus urbanos para deslocamento diário, principalmente como locomoção até o trabalho. “Os demais passageiros transportados são um público que utiliza ônibus eventualmente, para ir ao médico ou aos comércios da Região Central, por exemplo. Ainda assim, essas pessoas também podem solicitar o cartão e ter o benefício do subsídio da passagem”, explicou.

Na catraca, o valor da passagem é R$ 3. Quem tem o cartão Transporte Social paga R$ 2 pela tarifa. “O cartão vale para todo cidadão. Por isso, mesmo que a pessoa utilize ônibus eventualmente, ter o cartão garante o desconto na tarifa”, afirmou Alves.

A dona de casa Senhorinha Pereira Abreu, de 55 anos, moradora da Vila Real, solicitou o cartão desde o lançamento do programa, em fevereiro. “Eu não trabalho fora, mas uso ônibus para fazer quase tudo o que preciso, ir ao médico, comprar alguma coisa. Por isso, fiz meu cadastro. É uma facilidade ter o cartão, porque faço a recarga e fico tranquila. Mesmo no dia que eu não tiver dinheiro, posso usar ônibus. Além disso, tenho o desconto”, disse.

Como solicitar

O cartão do Transporte Social pode ser solicitado, das 8h às 17h, em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira, como no Departamento de Mobilidade, no Remanso Campineiro; na garagem da empresa, no Jardim Amanda; no Terminal Metropolitano de Hortolândia ou no Terminal de Campinas. Basta se dirigir a um destes locais, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência no nome do titular.

Também é possível solicitar o cartão no estande do Serviço Itinerante de Mobilidade Urbana, ação que leva os serviços do Departamento para as regiões da cidade. No próximo dia 10, o estande estará na rua Antônio Fernandes Leite, no Jardim Rosolen.

O cartão fica pronto em cinco dias úteis e a retirada é na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, nº 1.500, no Jardim Amanda. Neste local, é possível fazer a recarga de créditos para pagamento da passagem.

Transporte Social

Lançado pelo prefeito Antonio Meira no início deste ano, o programa Transporte Social prevê um pacote de benefícios ao usuário de ônibus urbano. Quatro novas linhas começaram a circular e outros itinerários foram alterados para otimização do serviço. A meta é atender mais localidades, com transporte de qualidade, garantindo fácil acesso a todos os bairros, com um custo acessível.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo