Nossa Cidade

Manter o quintal limpo evita avanço da Dengue

Destinação correta de entulho e cuidados com objetos que acumulam água são ações que protegem a saúde

Anuncio


Manter o quintal de casa limpo, mais do que um bom costume, é uma ação que protege a saúde de quem vive na residência e também a dos vizinhos. A destinação correta de materiais inservíveis e os cuidados com objetos que ficam expostos ao tempo ajudam a prevenir a proliferação de animais peçonhentos e doenças, como a Dengue. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população a manter quintais livres de entulho ou materiais que possam acumular água. Zelar pela própria residência é o primeiro passo para combater a Dengue, um dever de todos.

Na casa da dona Angelina Maminaqui Gubani, de 78 anos, o quintal está bem cuidado e livre de criadouros de Dengue. Mesmo assim, duas filhas dela já tiveram a doença. “A gente sempre tem o cuidado de cuidar da própria casa, porque evita que o mosquito venha até aqui. Mas também dependemos dos vizinhos. Todo mundo tem que fazer sua parte”, disse a dona de casa.

No quintal dos fundos, vasilhames e baldes estão protegidos da chuva e bem guardados, sem nenhum vestígio de água acumulada. No jardim, a rega das plantas é feita com mangueira, e na medida certa para também economizar água. A maioria das espécies estão plantadas diretamente no chão, o que faz com que a terra absorva a água, que não fica acumulada.

Outro cuidado tomado é referente à higiene da vasilha de água do cãozinho de estimação. “A gente sempre lava bem e troca a água sempre, para tratar bem do cachorro e evitar problema de Dengue”, explicou dona Angelina.

Na frente da casa, vasos de planta sem prato decoram a varanda. “Assim, quando molho a água já escorre para o chão. Aqui, não tem nada de água parada”, afirma. A casa da dona Angelina passou recentemente por reforma, mas o entulho já havia sido descartado corretamente. Devido ao volume do entulho, a família alugou uma caçamba.

Outra opção, caso a quantidade de material fosse menor, seria descartar o entulho gratuitamente em um dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), mantidos pela Prefeitura. São quatro pontos em operação, onde a população pode descartar correta e gratuitamente itens como entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis, que possam ser reaproveitados.

Na unidade, cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de entulho, o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros. Os PEVs funcionarão de modo integrado à URE-Hortolândia, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É para este local que os materiais depositados nos PEVs são encaminhados.

Orientação

Conforme o coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, o veterinário Evandro Alves Cardoso, todos os cuidados tomados na casa da dona Angelina ajudam no combate à Dengue. “Um dos principais problemas que encontramos nas ações realizadas pela Prefeitura para prevenir a doença são os quintais com entulho e objetos que acumulam água. Muita gente ainda deixa restos de construção num canto do quintal, o que representa um perigo muito grande para se tornar criadouro”, alertou.

Um vaso sanitário, por exemplo, mesmo quebrado pode acumular água na louça. Devido ao seu formato, se ele estiver armazenado em pé ou virado, a água fica retira, atraindo com facilidade os pernilongos Aedes aegypti, que transmitem a Dengue. “Todo cuidado é pouco. Vasos de plantas, tampinha de garrafas pet esquecidas no meio da grama e até mesmo brinquedos deixados no quintal podem acumular água depois de uma chuva por exemplo. Em alguns dias, aquilo se transforma em criadouro. Precisamos estar conscientes de que, se cada um cuidar de seu quintal, vamos conseguir conter o avanço da Dengue”, afirmou o veterinário.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, neste ano, foram confirmados 201 casos de Dengue no município. Não há morte em investigação, nem óbito registrado em decorrência da doença.

Endereço dos PEVs:

  • PEV Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

  • PEV Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

  • PEV Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

  • PEV Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo