Nossa Cidade

Materiais sustentáveis se transformam nas mãos de paisagista

Quem vê carroças, bancos, escadas e até mesmo pedras instaladas em diversos jardins nos canteiros de Hortolândia, não imagina do que são confeccionados. O caixote das carroças, por exemplo, é feito de madeira de demolição. As pedras são fabricadas com cascalho e concreto, proveniente de obras em andamento. Já as esferas que enfeitam um dos canteiros da avenida da Emancipação são coberturas dos antigos orelhões, reformadas.

Tudo ganha forma nas mãos do paisagista Ítalo Gomes da Silva, gerente do Departamento de Parque e Jardins da Prefeitura de Hortolândia. “Utilizo materiais que seriam descartados, que ficariam acumulados em algum lugar, às vezes até atraindo bichos e acumulando água parada. Me inspiro no material que tenho disponível”, explicou Silva.

Anuncio


Um dos primeiros objetos que o paisagista começou a confeccionar foram as pedras. E ele dá a receita: “Fiz um buraco no chão, um molde na verdade. Forrei com plástico e enchi de cascalho e concreto. Depois essa ‘pedra’ recebe pintura e enfeita os canteiros”, disse.

Depois das pedras, veio a idéia de fazer as carroças, com madeira de demolição e troncos. Já as rodas das carroças são de metal. Adivinha de onde vem? “A Prefeitura trocou os brinquedos de metal dos parquinhos por outros, mais seguros. Peguei os gira-giras que foram descartados, adaptei o centro dele e fiz as rodas das carroças”, entrega Silva.

Mas um dos objetos que mais chama a atenção pela criatividade são as esferas coloridas, que ficam enterradas na grama. “Vi um projeto paisagístico parecido com esse em Curitiba, há uns 15 anos. Cheguei a pesquisar sobre como foi feito, mas não encontrei nada. Então, solicitei à Telefônica a doação de coberturas de orelhão, que hoje nem são mais usadas, e eles ajudaram. De início, peguei 10 coberturas e fiz a pintura. Instalei no canteiro da avenida da Emancipação, próximo do Supermercado Good Bom. Estão fazendo o maior sucesso!”, afirma o paisagista.

Em Hortolândia, existe um depósito de coberturas de orelhões onde, de acordo com Silva, estão armazenadas cerca de 10 mil unidades. “Já entrei em contato com a Telefônica e eles afirmaram que podemos utilizar quantos forem necessário”, enfatizou o gerente do Departamento Municipal.

A lista de itens confeccionados varia de acordo com a disponibilidade dos materiais: há ainda escadas com dormentes de linha férrea e bancos de troncos. “Procuro embelezar os canteiros, harmonizando objetos com as plantas ornamentais, mas sem afetar o meio ambiente. São produções sustentáveis, que não acumulam água, não custam caro e ainda evitam o descarte incorreto de materiais”, justifica Silva.

Atualmente, cinco espaços públicos já têm paisagismo com objetos sustentáveis: além do canteiro da avenida da Emancipação, a rotatória da EMS, a praça da avenida Anhanguera e áreas de lazer do Jardim São Jorge e Boa Esperança estão decoradas. O paisagista afirma que, até o final do ano, O Departamento de Parques e Jardins terá instalado em todas as 80 praças e canteiros do município algum tipo de ornamentação com materiais sustentáveis.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo